• Início
  • Notícias
  • Futuros papais acompanham esposas em atividades de curso para gestante

Notícias

Futuros papais acompanham esposas em atividades de curso para gestante

Publicada em 05/03/2012 às 13h

Curso reuniu papais e mamães no auditório do Hospital Unimed JP Curso reuniu papais e mamães no auditório do Hospital Unimed JP

Os maridos pareciam achar que era um "desperdício de tempo". As mulheres, que era dever cívico deles participar. E como durante a gravidez a "mulher é quem manda", lá estavam 20 casais dispostos a passar a tarde do último sábado (3) ouvindo palestras sobre bicos do peito rachados, amamentação e troca de fraldas... No meio deles, o assessor jurídico Sérgio Henrique, o jornalista Ângelo Medeiros e o músico André Oliveira.

Totalmente desajeitados (embora não tenham se dado conta disso), mas participativos, os três foram as "cobaias" para a realização de massagem Shantala nos "bebês-bonecos". "Eu não tenho medo. Se fosse assim, eu nunca teria filhos", afirmou confiante o músico que terá o quarto filho daqui a dois meses. "Não é bem assim. Ele tem medo, sim, de não saber como agir quando o bebê nascer", conta sua esposa, a representante comercial Jaiellen Fernandes.

Medo também não é a palavra que define a profissão de "futuro pai" para Sérgio Henrique. Segundo ele, há muita ansiedade em saber como será o bebê. "Também tenho vontade de saber logo como vai ser o desenvolvimento dele e como iremos interagir ao longo da vida dele", complementou.

Já Ângelo Medeiros, além de ansioso, está radiante com a chegada do primogênito. "Eu faço questão de participar de tudo. A gravidez é um momento de muitas transformações para a mulher e nós precisamos mostrar que nos importamos e que estamos dispostos a ajudar no que for preciso", comenta, antes de ser complementado por André Oliveira: "eu canto para o meu filho, passo óleo na barriga da minha mulher; faço questão de mostrar que eles são importantes na minha vida".

Atitudes essas elogiadas pela enfermeira Marcela Lacerda, uma das organizadoras do evento: "É isso aí. A sociedade mudou e a educação do filho deixou de ser uma atividade exclusivamente feminina. É preciso dividir as tarefas, mesmo que, para o homem, seja uma pouco mais... vamos dizer assim... atrapalhado", brinca.

Realizado no auditório do Hospital Unimed JP entre as 14h e as 17h30, o curso "Dicas da Cegonha", foi promovido pela Gerência e Coordenação de Enfermagem e por enfermeiras do Hospital Unimed JP, em parceria com a Coordenação de Capacitação Funcional. O curso contou, ainda, com o apoio da loja Quarto Crescente, da clínica Fisio e Pele e do Centro de Desenvolvimento Infantil Baby's Cool.

Outras duas edições do curso serão realizadas no dia 5 de maio e 30 de junho. Ele é gratuito e aberto ao público em geral, independentemente de ser cliente da Unimed JP. As inscrições estão sendo feitas pelo telefone 9156-3085.

O CURSO

Cuidados com o recém-nascido, amamentação e relaxamento durante a gravidez foram apenas um dos assuntos abordados durante o curso. Para começar, a fisioterapeuta Manuella Pessoa, falou sobre as mudanças no corpo da gestante e os "efeitos estéticos". "É preciso ter consciência de que seu corpo irá mudar radicalmente, mas, nem por isso, deve-se acomodar com a situação. Existem formas de prevenir estrias, edemas e celulite, por exemplo", enfatizou Manuella Pessoa.

Em seguida, a enfermeira Marcela Lacerda mostrou a importância da massagem shantala para o relaxamento do bebê e ensinou futuros papais a praticarem a técnica. "Todos tiveram muito receio de pegar o bebê errado, mas, no geral, todos se saíram muito bem. Agora, nada de deixarem as mães a avós trabalharem nisso, hein? Mostrem que vocês também dominam ‘o pedaço'", alertou, em tom de brincadeira.

Na terceira palestra, os participantes puderam entender o motivo das mudanças no corpo e como conseguir lidar com alguns incômodos desta fase, como náuseas, azias, dor nas mamas e nas costas. Depois, Marcela Lacerda falou sobre o armazenamento de células-tronco do cordão umbilical e os benefícios futuros para o bebê.

PRÁTICA

A troca de fraldas e o banho, tão temidos pelos papais e mamães (especialmente de primeira viagem) também foram abordados durante o curso. Após um breve intervalo, a Marcela Lacerda ministrou uma aula prática de como realizar esses procedimentos, além de ensinar a tirar e colocar a roupa do bebê e como passar corretamente a pomada de assaduras, levando em consideração as diferenças fisiológicas de meninos e meninas.

Por fim, a enfermeira Tatiane Coelho falou sobre a importância da amamentação, posição correta, dificuldades iniciais das mamães e os benefícios do leite materno. Aproveitando a ocasião, Tatiane Coelho falou sobre o Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Unimed JP. "Quem tem muito leite, pode doar o excedente. Além de não desperdiçar o alimento, ainda pode ajudar a salvar a vida de prematuros", aconselhou.