• Início
  • Notícias
  • Fumantes são mais propensos ao aparecimento de algum tipo de câncer

Notícias

Fumantes são mais propensos ao aparecimento de algum tipo de câncer

Publicada em 25/05/2011 às 00h

Fumantes são mais propensos ao aparecimento de algum tipo de câncer

Uma pessoa que fuma 20 cigarros por dia tem 98% de células propensas ao câncer. Além disso, o cigarro é responsável por 30% dos casos de infarto do miocárdio, 85% das doenças pulmonares e a cada 100 casos diagnosticados de câncer no pulmão, 90 estão relacionados ao consumo da droga.

O cigarro introduz mais de 400 substâncias tóxicas no processo de respiração e causa uma infinidade de danos ao organismo, além de ser um dos maiores inimigos da saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,2 bilhão de pessoas no mundo fumam, ou seja, um terço da população.

Mesmo diante dos males provocados pelo fumo, aparecem cerca de cinco milhões de novos fumantes todos os anos. 

E a causa disso está na sensação de bem-estar e prazer fugaz que a nicotina provoca nos fumantes. 

Para alertar sobre os malefícios do cigarro à saúde, a Unimed JP realizará diversas ações no Dia Mundial sem Tabaco, que é comemorado em 31 de maio.

Na sede da Cooperativa, a Coordenação de Promoção da Saúde disponibilizará um estande com profissionais para prestar esclarecimentos sobre as consequências do cigarro e os benefícios à saúde das pessoas que abandonam o vício. Na ocasião, serão distribuídos panfletos e folders educativos.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Nesta mesma data, a Unimed JP também estará participando de ações de Promoção da Saúde que serão realizadas na agência do Banco do Brasil, na Avenida Epitácio Pessoa, e no Shopping Tambiá, onde serão feitos testes de capacidade respiratória (espirometria) em fumantes ativos e passivos e ex-fumantes.

As atividades serão realizadas em parceria com a Associação Médica da Paraíba - através da Sociedade de Pneumologia do Estado -, as secretarias municipal e estadual de Saúde e outras instituições, como Banco do Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).