Fumantes que abandonam o cigarro sentem benefícios na saúde em poucos dias. Parar de fumar em qualquer momento, em qualquer circunstância, é sempre um ganho para a saúde e a qualidade de vida do fumante. Viver sem o cigarro é sempre a melhor opção a ser feita.
Em pouquíssimo tempo o organismo de quem para de fumar já começa a apresentar sinais de recuperação. Em apenas 20 minutos sem o cigarro, a pressão arterial e a pulsação voltam ao normal. Após 2 horas sem dar nenhuma tragada não há mais nicotina no sangue.
Em 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já sente melhor o gosto da comida.
Após 72 horas a respiração se torna mais fácil, a circulação e a disposição em geral melhoram. Após 1 ano, o risco de infarto do miocárdio se reduz à metade e após 5 a 10 anos sem fumar o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.
Dessa forma, quanto mais cedo abandonar o cigarro menor é a chance de desenvolver problemas relacionados ao tabagismo.
Um estudo mostrou que as pessoas que fumam e conseguem parar aos 30 anos, ganham, em média, 10 anos de vida em relação aos que continuam fumando.
As que param aos 40 vive 8 anos a mais. Quem só conseguiu largar o cigarro com meio século de vida, ganha mais 6. Já os sexagenários que resolvem abandonar o cigarro, vão acrescentar apenas 3 anos na sua expectativa de vida, em relação aos que continuam fumando.
O raciocínio é resultado de um trabalho desenvolvido no Reino Unido durante 50 anos com 34 mil médicos fumantes, considerado o mais abrangente estudo já realizado sobre tabagismo.