• Início
  • Notícias
  • Fumantes produzem mais de 400 substâncias tóxicas ao consumir cigarro

Notícias

Fumantes produzem mais de 400 substâncias tóxicas ao consumir cigarro

Publicada em 01/06/2009 às 12h49

Fumantes produzem mais de 400 substâncias tóxicas ao consumir cigarro

O hábito de fumar está ligado a praticamente todas as atividades diárias, como, por exemplo, tomar café da manhã, ler jornal, assistir televisão e trabalhar. Essas atividades funcionam como um “gatilho” que leva a pessoa a acender o cigarro. Esses gatilhos fazem o indivíduo ter vontade de acender um cigarro, mesmo que esteja determinado a parar. Cessar o tabagismo não é uma tarefa fácil, porém não é impossível.

O cigarro introduz mais de 400 substâncias tóxicas no processo de respiração e causa uma infinidade de danos ao organismo, além de ser um dos maiores inimigos da saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,2 bilhão de pessoas no mundo fumam, ou seja, um terço da população.

Com o intuito de oferecer apoio, acompanhamento e orientações ao fumante que deseja abandonar o hábito de fumar, a Unimed João Pessoa promoverá, nesta segunda-feira, o 1º Encontro de Tabagismo dos Cooperados e Colaboradores da Unimed JP. A apresentação, voltada para colaboradores e médicos cooperados, será realizada às 15h, no auditório do Hospital. O pneumologista Sebastião Costa será o ministrante.

A palestra faz parte da programação do Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio), criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2106-0714.

SAIBA MAIS

Esta data é comemorada anualmente por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo. No Brasil, ela é comemorada sob a coordenação do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e do Ministério da Saúde desde 1989, em parceria com as 27 coordenações estaduais do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco, que orientam seus respectivos municípios.