Tanto os fumantes ativos quanto os passivos têm motivos de sobra para entrarem na luta contra o tabaco e a favor da saúde. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), quem fuma apresenta um risco dez vezes maior de ter câncer de pulmão, cinco vezes maior de sofrer infarto e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral se comparados aos não fumantes.
Como se não bastasse todos esses fatores negativos, o consumo do cigarro provoca, ainda, impotência sexual. Segundo o pneumologista Sebastião Costa, a nicotina impede a chegada do sangue necessário a uma ereção satisfatória. “As substâncias contidas na fumaça do cigarro provocam lesões no interior das artérias e produzem aumento importante da agregação das plaquetas (sangue mais viscoso), que vai intervir diretamente na velocidade do fluxo sanguíneo”, explica.
Embora a redução da virilidade esteja vinculada ao declínio dos hormônios com o aumento da idade, um fumante pode antecipar esse processo em até dez anos. “Um estudo indica impotência sexual em 2,2% dos não fumantes, contra 37% naqueles que inalam a nicotina com regularidade”, complementa o médico
Sebastião Costa enfatiza, entretanto, nem todo tabagista vai desenvolver obrigatoriamente impotência sexual, mas as evidências científicas garantem que o fumante vai sempre ter um desempenho sexual inferior àqueles que não mantêm contato com a nicotina.
O assunto foi abordado pelo médico Sebastião Costa na Coluna Unimed Saúde do último domingo 29, Dia Nacional de Combate ao Fumo. O informativo, que está na edição 481, é publicada nos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba. A versão on-line da Coluna é disponibilizada no Portal Unimed JP (clique aqui para ter acesso à edição digital).
AÇÃO NA UNIMED JP
Para alertar as pessoas sobre os malefícios causados pelo consumo do cigarro, a Unimed João Pessoa realizou testes gratuitos de capacidade respiratória em todas as pessoas que comparecerem à sede da Cooperativa. A ação ocorreu nos dias 27 e 30, para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo (29 de agosto).
Durante a atividade, também foram distribuídos informativos sobre o assunto. Organizada pela Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP, a ação integra a política de responsabilidade social da Cooperativa.
Criado em 1986, através da Lei Federal nº 7488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como finalidade mobilizar a população e os governos estaduais no sentido de elaborar campanhas e projetos de combate ao tabagismo. Essa iniciativa também é praticada em todo mundo no dia 31 de maio, conhecido como Dia Mundial sem o Tabaco, que movimenta todos os países na luta contra o vício.