Belos, mas perigosos quando não são manipulados adequadamente. Assim são os fogos de artifício, que, junto com as quadrilhas, o forró e as comidas típicas, estão entre as principais diversões das festas de São João. Por serem mais comuns nesta época do ano, aumenta o número de pessoas queimadas por manipularem inadequadamente estes artefatos.
De acordo com o Setor de Tratamento de Queimados do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, referência para este tipo de ocorrência, os riscos que os fogos de artifício oferecem vão além das queimaduras. Eles podem causar, também, laceração e mutilação dos dedos, mãos e rosto. Um verdadeiro desastre. Por isso, a recomendação é que somente pessoas habilitadas façam a explosão de fogos. Se não for possível, deve-se utilizar fogos com pavio.
A atenção deve ser redobrada em locais de grande movimentação. Na praia, por exemplo, o perigo aumenta porque, com o vento, há risco de atingir alguém. O Corpo de Bombeiros alerta que grandes shows pirotécnicos devem ser feitos em locais isolados, por pessoas capacitadas e ninguém deve se aproximar.
CRIANÇAS
As crianças merecem um cuidado especial. No período junino, elas costumam manusear fogos de artifício que não estouram, mas podem machucar.
E atenção: o Corpo de Bombeiros alerta que existem fogos coloridos que são para o público infantil, mas isso não quer dizer que as crianças podem soltá-los. O manuseio deve ser feito pelos pais.
QUEIMADURAS
Se mesmo tomando todos os cuidados ocorrer algum acidente, a área atingida deve ser lavada com água corrente e, depois, enrolada em um pano ou toalha limpa. Dependendo da extensão da queimadura, é preciso procurar um médico imediatamente.
Os acidentados, em João Pessoa, devem ser removidos para o Hospital de Emergência e Trauma, que é a instituição referência para esse tipo de atendimento. Caso não possa fazer a remoção, a pessoa deve ligar para o Samu através do número 192.
A pessoa nunca deve colocar nenhuma pomada, pasta de dente, gelo ou pó de café na queimadura. Além de não resolverem nada, esses produtos ainda podem agravar o quadro.
DICAS ÚTEIS
Confira algumas dicas para soltar fogos de artifício com segurança:
- Não compre fogos de artifícios clandestinos, pois, na maioria das vezes, não são testados, aumentando os riscos de acidentes. Esses fogos são vendidos de forma avulsa e não trazem as orientações do fabricante na embalagem;
- Siga as dicas do fabricante e peça orientações de como proceder no momento da compra do artefato;
- Compre artefatos que venham com a base para encaixar no suporte dos fogos de artifício, para que seja possível colocar no chão. Dessa forma, não é preciso segurá-los com as mãos;
- Nunca deixe crianças soltar fogos;
- A distância para explodir os fogos com segurança é de 30 a 50 metros de pessoas, edificações e carros;
- Se os fogos não estourarem, não tente reaproveitá-los. Apague o pavio com água para evitar acidentes e, em seguida, leve o produto à loja onde comprou para a devida troca;
- Se for guardar fogos de artifício em casa, deixe em um local seco e longe de fogões, isqueiros e fumantes.