Notícias

Fogos se tornam perigosos quando manipulados inadequadamente

Publicada em 18/06/2013 às 13h

Apesar de oferecerem um belo espetáculo, os fogos de artifício podem causar acidentes Apesar de oferecerem um belo espetáculo, os fogos de artifício podem causar acidentes

Belos, mas perigosos quando não são manipulados adequadamente. Assim são os fogos de artifício, que, junto com as quadrilhas, o forró e as comidas típicas, estão entre as principais diversões das festas de São João. Por serem mais comuns nesta época do ano, aumenta o número de pessoas queimadas por manipularem inadequadamente estes artefatos.

De acordo com o Setor de Tratamento de Queimados do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, referência para este tipo de ocorrência, os riscos que os fogos de artifício oferecem vão além das queimaduras. Eles podem causar, também, laceração e mutilação dos dedos, mãos e rosto. Um verdadeiro desastre. Por isso, a recomendação é que somente pessoas habilitadas façam a explosão de fogos. Se não for possível, deve-se utilizar fogos com pavio.

A atenção deve ser redobrada em locais de grande movimentação. Na praia, por exemplo, o perigo aumenta porque, com o vento, há risco de atingir alguém. O Corpo de Bombeiros alerta que grandes shows pirotécnicos devem ser feitos em locais isolados, por pessoas capacitadas e ninguém deve se aproximar.

CRIANÇAS

As crianças merecem um cuidado especial. No período junino, elas costumam manusear fogos de artifício que não estouram, mas podem machucar.

E atenção: o Corpo de Bombeiros alerta que existem fogos coloridos que são para o público infantil, mas isso não quer dizer que as crianças podem soltá-los. O manuseio deve ser feito pelos pais.

QUEIMADURAS

Se mesmo tomando todos os cuidados ocorrer algum acidente, a área atingida deve ser lavada com água corrente e, depois, enrolada em um pano ou toalha limpa. Dependendo da extensão da queimadura, é preciso procurar um médico imediatamente.

Os acidentados, em João Pessoa, devem ser removidos para o Hospital de Emergência e Trauma, que é a instituição referência para esse tipo de atendimento. Caso não possa fazer a remoção, a pessoa deve ligar para o Samu através do número 192.

A pessoa nunca deve colocar nenhuma pomada, pasta de dente, gelo ou pó de café na queimadura. Além de não resolverem nada, esses produtos ainda podem agravar o quadro.

DICAS ÚTEIS

Confira algumas dicas para soltar fogos de artifício com segurança:

- Não compre fogos de artifícios clandestinos, pois, na maioria das vezes, não são testados, aumentando os riscos de acidentes. Esses fogos são vendidos de forma avulsa e não trazem as orientações do fabricante na embalagem;

- Siga as dicas do fabricante e peça orientações de como proceder no momento da compra do artefato;

- Compre artefatos que venham com a base para encaixar no suporte dos fogos de artifício, para que seja possível colocar no chão. Dessa forma, não é preciso segurá-los com as mãos;

- Nunca deixe crianças soltar fogos;

- A distância para explodir os fogos com segurança é de 30 a 50 metros de pessoas, edificações e carros;

- Se os fogos não estourarem, não tente reaproveitá-los. Apague o pavio com água para evitar acidentes e, em seguida, leve o produto à loja onde comprou para a devida troca;

- Se for guardar fogos de artifício em casa, deixe em um local seco e longe de fogões, isqueiros e fumantes.