Mal começa o mês de dezembro e a criançada já está de férias. Nesta época, que coincide com o verão, também é o período em que as crianças passam a maior parte do tempo em brincadeiras ao ar livre. Para os pais e responsáveis fica a missão de ter atenção redobrada em todas as atividades dos filhos. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para evitar problemas e garantir um verão tranquilo e seguro.
No verão o sol e calor são convidativos para os passeios ao ar livre. Quando se têm filhos, então, parques, clubes e praias tornam-se rota obrigatória nas férias da criançada. Para aproveitar os dias de sol não tem nada melhor do que tomar um banho de mar ou de piscina, brincar na areia, jogar futebol, tomar sorvete ou comer um lanche diferente. Mas com tantas atividades, que fogem da rotina, os cuidados com os pequenos devem ser redobrados, principalmente no que diz respeito á exposição ao sol, alimentação roupas e acidentes.
O sol é a principal fonte de vitamina D no organismo. Sem ela, o risco de contrair doenças é elevado. Por isso, é benéfico à saúde. No entanto, o excesso de exposição solar não é recomendado, principalmente para as crianças. Os bebês menores de seis meses não devem ficar expostos diretamente ao sol. Já as crianças maiores devem usar bloqueador solar, com fator de proteção acima de 30. A aplicação deve ser feita 30 minutos antes de sair de casa, sem esquecer de reaplicar a cada duas horas. Evite horários entre 10 e 16 horas.
DICAS
Alguns cuidados que devem ser observados em casa aumentam a segurança das crianças. Não espere, portanto, um problema ocorrer para começar a agir. Confira abaixo as dicas de proteção:
- Colete Salva Vidas: faz o peito e a cabeça flutuarem. Atenção! Bóias de braço ou de cintura são brinquedos e não funcionam como equipamentos de segurança.
- Telas em janelas: quando feitas com material adequado e bem instaladas, conseguem suportar até 240 kg, prevenindo quedas de prédios e casas.
- Alarme para piscina: a sirene avisa quando crianças ou animais com mais de 6kg caem na piscina.
-Protetores:
- para quinas de mesas: ajudam a amortecer topadas e a evitar machucados
- para tomadas; evitam choques elétricos
- Travas:
- para forno micro - ondas: mantém a porta de eletrodomésticos travadas
- de gavetas: evitam que objetos caiam sobre a cabeça
- para vasos sanitários: crianças pequenas podem se afogar com apenas três dedos de água
- para armários: dificultam o acesso de crianças a materiais de limpeza e de higiene
Fonte: Revista Veja (23 de dezembro de 2009) e Criança Segura