Mal começa o mês de julho e a criançada já está de férias escolares. Nesta época, que coincide com o inverno, também é o período em que as crianças passam a maior parte do tempo com brincadeiras dentro de casa.
Para os pais e responsáveis fica a missão de ter atenção redobrada em todas as atividades dos filhos. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para evitar problemas e garantir um inverno tranquilo e seguro.
Isso porque dados do Ministério da Saúde mostram que os acidentes superam todas as outras causas de mortes entre crianças de 1 a 14 anos no Brasil.
Então, fica a dica: tempo de férias e também de cuidados redobrados com a criançada.
DICAS
Alguns cuidados que devem ser observados em casa aumentam a segurança das crianças. Não espere, portanto, um problema ocorrer para começar a agir. Confira abaixo as dicas de proteção:
- Telas em janelas: quando feitas com material adequado e bem instaladas, conseguem suportar até 240 kg, prevenindo quedas de prédios e casas.
-Protetores:
- para quinas de mesas: ajudam a amortecer topadas e a evitar machucados
- para tomadas; evitam choques elétricos
- Travas:
- para forno micro - ondas: mantém a porta de eletrodomésticos travadas
- de gavetas: evitam que objetos caiam sobre a cabeça
- para vasos sanitários: crianças pequenas podem se afogar com apenas três dedos de água
- para armários: dificultam o acesso de crianças a materiais de limpeza e de higiene
- Colete Salva Vidas: Nos poucos dias ensolarados que costumam aparecer nesse período, não tem conversa, a criançada quer aproveitar e se “esbaldar” na praia ou piscina do clube ou de casa. Assim, o colete salva vidas é imprescindível. O equipamento faz o peito e a cabeça flutuarem. Atenção! Bóias de braço ou de cintura são brinquedos e não funcionam como equipamentos de segurança.
- Alarme para piscina: a sirene avisa quando crianças ou animais com mais de 6kg caem na piscina.
Fonte: Revista Veja (23 de dezembro de 2009) e Criança Segura