O Hospital Alberto Urquiza Wanderley implantou uma nova ferramenta para ajudar seus pacientes a entenderem melhor sobre o próprio estado de saúde: o Faça-me 3 perguntas. A ferramenta é uma comunicação entre equipe, familiares e pacientes.
Funciona da seguinte forma: no momento da admissão do paciente para internação, ele recebe um formulário com orientações. Neste formulário, três perguntas principais são indicadas para que o paciente ou seu familiar faça ao médico ou a um membro da equipe multidisciplinar. Qual o meu problema principal? O que eu preciso fazer? Por que é importante que eu faça isso?
Isso tudo, para que o paciente possa saber o porquê de estar recebendo determinado tratamento e como ele e a família podem ajudar para uma recuperação mais rápida.
PARTICIPAÇÃO
Esse modelo de comunicação é utilizado em vários países do mundo para incentivar familiares e pacientes a participarem ativamente do seu tratamento. O modelo foi desenvolvido por especialistas em saúde.
No Hospital Alberto Urquiza, ele foi adaptado para atender a realidade dos pacientes que são atendidos na unidade de saúde e faz parte das ações voltadas para a conquista da Acreditação Internacional, um selo que atesta padrões de alto desempenho em qualidade e segurança, adotados nos melhores centros de saúde do mundo.