• Início
  • Notícias
  • Facilidade para ganhar peso aumenta a partir dos 40 anos de idade

Notícias

Facilidade para ganhar peso aumenta a partir dos 40 anos de idade

Publicada em 31/08/2023 às 12h09

Médicos alertaram sobre outras doenças que podem surgir com o sobrepeso e a obesidade Médicos alertaram sobre outras doenças que podem surgir com o sobrepeso e a obesidade

A chegada aos 40 anos de idade traz consigo muitas mudanças, tanto para os homens quanto para as mulheres. A produção hormonal começa a ser reduzida, há alterações de humor, perda de energia, o metabolismo se modifica, tendo como uma das consequências o ganho de peso. Associado a outros problemas pré-existentes, como hipertensão, diabetes ou hipotireoidismo, o risco de surgirem outras doenças aumenta.

A obesidade foi tema do videocast “Sem Contraindicação”, publicado nesta quinta-feira (31) pela Unimed João Pessoa. O episódio teve como convidados o cirurgião do aparelho digestivo Luis Antônio Fonseca e o gastroenterologista Heraldo Rocha.

O médico Luís Antônio Fonseca explicou que a facilidade para ganhar peso é inerente à maioria das pessoas. Na infância, o metabolismo aumenta, o que facilita a perda de peso. Essa realidade se estende até os 30 anos, quando entra em fase de platô (uma espécie de “estagnação” na perda de peso), se estendendo até os 40 anos. É nesse momento que a pessoa deve ficar alerta.  “O indivíduo precisa entender que ele tem que comer menos do que na ‘véspera’. Caso contrário, vai ganhar peso de uma forma lenta e progressiva. Quando passar uns dez anos, isso já começa a comprometer outras coisas”, explicou.

Outro fator que influencia no ganho de peso é a genética. “Se eu tenho um pai obeso, a chance do filho ser obeso é de 50%. Se eu tenho os dois - pai e mãe obesos -, a chance é 75%”, alertou Luis Antônio.

Também existem doenças que influenciam no processo de ganho de peso. O gastroenterologista Heraldo Rocha lembrou que o hipotireoidismo favorece a redução do metabolismo e, consequentemente, o excesso de peso. Outro ponto de alerta são as doenças psíquicas, como depressão e ansiedade, que podem causar compulsão alimentar, como efeito do uso de alguns medicamentos que tratam esses problemas. “Entrando ainda nessa área dos fármacos, a questão do uso crônico de corticoides também é uma outra condição que contribui para que haja o aumento do apetite e, consequentemente, o aumento de peso”, explicou Heraldo Rocha.

MELHORE OS HÁBITOS

A reeducação alimentar é fundamental para a prevenção e combate à obesidade e ao sobrepeso, além de ser uma aliada para o tratamento de doenças crônicas como a hipertensão e diabetes, além do câncer do aparelho digestivo.

Os médicos orientam os pais a estimular nos filhos o consumo de alimentos saudáveis e a deixar de lado os produtos ricos em carboidratos simples, que favorecem o ganho de peso, como biscoitos, salgados e achocolatados. “É entender que a prevenção da obesidade começa em casa. O núcleo familiar não pode terceirizar a educação dos filhos”, destacou o cirurgião Luis Antônio.

NA INTERNET

O videocast “Sem Contraindicação” é publicado toda quinta-feira pela Unimed João Pessoa, ao meio-dia, no YouTube e no Spotify. Cada episódio tem sempre dois convidados que abordam temas relacionados a saúde, qualidade de vida e bem-estar.

As informações completas sobre o programa estão no Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao). Na página, ficam disponíveis os links para acesso ao canal da Unimed JP no YouTube e no Spotify, além de espaço para envio de sugestões para o programa.