Você já sentiu vontade de chorar, mas se segurou por vergonha ou para não constranger alguém? Manifestação natural e saudável do ser humano, o choro ajuda a expressar sentimentos e emoções, além de proporcionar certo alívio quando estamos angustiados. Lembre-se que os bebês só têm a ele para se comunicar com o mundo, então não há nada de errado em colocá-lo para fora.
As lágrimas têm ainda importante função para nossa visão. São elas que:
• ajudam a proteger os olhos de certas infecções;
• conservam os olhos umedecidos e lubrificados, proporcionando maior conforto ao piscar;
• mantêm a córnea livre de impurezas.
Há agentes externos que colaboram para a diminuição da quantidade de lágrimas, o que pode ocasionar secura nos olhos. O uso constante de computadores, leituras prolongadas, ambientes com ar condicionado, lugares com clima seco e contato com poluição são alguns exemplos. Os sintomas característicos desse problema são bem variados. Nem sempre a pessoa sente de fato sensação de secura, por isso, é recomendável que, ao perceber algum incômodo que persiste por alguns dias, procure um oftalmologista.
LIDANDO COM O CHORO
Por falta do recurso da fala, os bebês utilizam o choro para expressar dor, fome, sono etc. À medida que crescem, vários outros motivos estimulam o choro das crianças. Os pais, no entanto, podem sentir dificuldades em identificar o significado das lágrimas do filho. Se isso acontecer, é importante prestar atenção se há abertura dentro de casa para a criança se expressar através do diálogo. Baseada na confiança, uma conversa ajuda a entender as razões dos sentimentos e é uma forma de orientar o filho sobre como lidar com as emoções.
(Com informações da Agência de Notícias da Unimed Brasil)