• Início
  • Notícias
  • Exposição sobre o tabagismo fica somente até esta sexta-feira na Unimed

Notícias

Exposição sobre o tabagismo fica somente até esta sexta-feira na Unimed

Publicada em 24/09/2010 às 10h

Banners na sede da Unimed João Pessoa mostram consequencias do tabagismo Banners na sede da Unimed João Pessoa mostram consequencias do tabagismo

Esta sexta-feira (24) é o último dia para as pessoas conferirem a exposição "Cigarro – Apague essa ideia", na sede da Unimed JP, na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 420, Torre. A exposição é aberta a qualquer pessoa, seja cliente ou não da Unimed JP.

O objetivo dos 25 banners que retratam as consequências do tabagismo, com imagens e textos impactantes, é conscientizar a população sobre os problemas ocasionados pelo cigarro, principalmente os malefícios para o fumante passivo.

A iniciativa na Unimed JP faz parte das ações de responsabilidade social relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A sétima meta é “Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças”.

Segundo o funcionário público federal, Ricardo Montenegro, 48 anos, que esteve na sede da Unimed JP nesta sexta-feira (24), a exposição é interessante e possibilita uma reflexão sobre esse hábito que traz tantos prejuízos a saúde. Ele contou que fumou dos 14 aos 26 anos. “Graças a Deus parei. Na época não existiam essas campanhas. Estava começando”, explicou.

O policial Abelardo Melo, 42 anos, ainda não conseguiu parar de fumar. Ele esteve na Unimed JP nesta sexta e viu a exposição sobre tabagismo. “Às vezes fico triste porque não consegui parar ainda. Diminui, mas quero parar totalmente”, disse.

MALEFÍCIOS

Na Paraíba existem 500 mil fumantes, o que torna o Estado o segundo do país no número de fumantes.

Segundo o pneumologista Sebastião Costa, um dos organizadores da exposição, hoje em existem muitas formas para parar de fumar. “Só não deixa quem não quer”, enfatizou.

Anualmente, 200 mil pessoas morrem no Brasil por causa de doenças ocasionadas pelo cigarro. As principais doenças são câncer de pulmão, enfisema e bronquite.

Se somar as mortes decorrentes da tuberculose, AIDS, difteria, tétano, coqueluche e hanseníane, o resultado é menor do que o número de mortes que têm causa o cigarro.

Além disso, o cigarro mata mais também do que todos os tipos de mortes por violência no País.