• Início
  • Notícias
  • Exposição reúne imagens referentes aos riscos do consumo do cigarro

Notícias

Exposição reúne imagens referentes aos riscos do consumo do cigarro

Publicada em 01/06/2010 às 14h

A exposição "Cigarro – Apague essa ideia", promovida pel1a Associação Médica da Paraíba (AMPB), juntamente com a Sociedade Paraibana de Pneumologia e Tisiologia, está reunindo na sede da AMPB 30 imagens referentes aos riscos do consumo de cigarro. A AMPB está localizada na Avenida Camilo de Holanda, 821.

A programação, iniciada na última segunda-feira, faz parte da comemoração do Dia Mundial sem Tabaco, que inclui também a visita a colégios e a shoppings de João Pessoa, Campina Grande e Patos.

Criado em 1987 pelos estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial sem Tabaco tem como objetivo mobilizar e atrair a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e sobre as doenças e mortes evitáveis a ele relacionadas.

A cada ano, a Organização Mundial de Saúde articula em todo o mundo a comemoração da data, definindo um tema correlato ao tabagismo, abordado pelos 192 países membros. (Para saber mais sobre o assunto, clique aqui).

FOCO NAS MULHERES

Neste ano, o tema do Dia Mundial Sem Tabaco escolhido pela OMS é "Gênero e tabaco com uma ênfase no marketing para mulheres". O foco da campanha é coibir o apelo de marketing da indústria do tabaco para aumentar a comercialização de cigarros entre o sexo feminino.

Dados da entidade revelam que dos mais de 5 milhões de pessoas que morrem a cada ano pelo uso do tabaco, cerca de 1,5 milhões são mulheres. A menos que sejam tomadas medidas urgentes, o uso do tabaco poderá matar mais de 8 milhões de pessoas até 2030, dos quais 2,5 milhões serão mulheres. Cerca de três quartos dessas mortes poderão ocorrer em mulheres de baixa renda e nos países de renda média.