Promover a reflexão dos profissionais da medicina sobre saúde, morte, doença e qualidade de vida, temas relacionados ao cotidiano da prática médica. Essa é a finalidade do "Projeto Lucas", que é coordenado pela endocrinologista Márcia Brandeburski de Farias, a neurologista Maria do Desterro Leiros da Costa e a psicóloga Eliana Zakis.
Através de reuniões mensais, são discutidos vários assuntos, tomando por base os textos da Bíblia. "Procuramos buscar explicações para situações que vivenciamos na prática médica - como perdas, angústias, estresse - tendo como norte a palavra de Deus, a vida cristã, para assim refrigerarmos a nossa alma, através do evangelho, que nos dá lição de força, luz, paz e esperança renovada", disse.
Segundo a médica, o objetivo do projeto é tornar a prática médica menos estressante, mais integrada e mais humana, através da troca de experiências realizadas nos fóruns de discussão. Em cada reunião, há a participação de um profissional de psicologia, com experiência em clínica e de estudiosos sobre os temas discutidos. Durante os encontros, são utilizados textos de diferentes autores cristãos para serem compartilhados e discutidos.O nome do projeto é uma alusão a Lucas, o médico que escreveu o terceiro, dos quatro Evangelhos do Novo Testamento.
A experiência vivenciada através do Projeto Lucas será compartilhada no 2º Encontro de Humanização da Unimed JP, que será realizado nesta quarta e na quinta-feira, no Littoral Hotel, no Cabo Branco. "Projeto Lucas: o ser humano à luz do cristianismo", será o tema da palestra na tarde da quinta-feira que será ministrada pelas médicas Maria do Desterro, Márcia Brandeburski e psicóloga Eliana Zakies.
Os interessados ainda podem ser inscrever para participar do evento. As inscrições podem ser realizadas pela Coordenação de Capacitação Funcional e Humanização da Unimed JP, organizadora do evento. Quem preferir, pode se inscrever pelo telefone 2106-0205 ou pelo e-mail [email protected].
O encontro tem como público-alvo médicos cooperados, demais profissionais da área de saúde e funcionários da Unimed JP.
PROGRAMAÇÃO
O evento será iniciado às 19h da quarta-feira (21), com a entrega do material e uma mensagem de Natal.
Em seguida, o coordenador da Capacitação Funcional e Humanização, Fernando Florêncio, e a diretoria Executiva da Cooperativa farão a abertura oficial do evento.
Após a abertura oficial, os participantes assistirão à palestra "Humanização: a experiência do Hospital São Paulo", que será ministrada pela coordenadora do Departamento de Recursos Humanos do Hospital São Paulo (Unifesp), Laise Nuci. Na ocasião, o coordenador Fernando Florêncio apresentará os resultados obtidos com o Programa de Humanização da Cooperativa.
Na quinta-feira (22), o evento será iniciado às 8h e contará com a animação do Uniamigos da Alegria. Após o momento de descontração, a médica Fátima Cartaxo discutirá sobre envelhecimento saudável.
Após um coffee break, os participantes entenderão detalhes da implantação do Programa de Humanização, com a médica Maria de Lourdes. Na sequência, será realizada a mesa-redonda "Humanização no Atendimento: relato de experiências". Participarão da discussão Fernando Florêncio (coordenador da mesa-redonda); Laura Abrantes (Hospital Clementino Fraga), Maria de Lourdes (Hospital Edson Ramalho), Laise Nuci (Unifesp), Risomar Firmino Leite (Hospital Arlinda Marques) e Elizabete Santos (Hospital Unimed Brasília).
ATIVIDADES DA TARDE
Às 12h15, haverá uma pausa para o almoço, que será servido aos participantes do restaurante do Littoral Hotel. Em seguida, às 14h, os participantes farão uma sessão de ginástica laboral.
Na sequência, serão realizadas duas palestras: "A importância da espiritualidade no processo de morte e do morrer", que será ministrada pela psicóloga do Hospital Unimed JP, Lusinete Cantisani; e "Projeto Lucas: o ser humano à luz do cristianismo", a ser ministrada pelas médicas Maria do Desterro, Márcia Brandeburski e Eliana Zakies.
O encontro será finalizado às 17h15, com um coffee break.