Há algum tempo, alguns hospitais e médicos vêm utilizando a espiritualidade como aliado no processo de cura do paciente. Apesar de ser um assunto polêmico, muitos pesquisadores já apontam um papel positivo da espiritualidade e religiosidade em doenças coronarianas, hipertensão arterial, ansiedade, depressão, função imune e mortalidade em geral.
Muitas proposições terapêuticas para o tratamento das doenças já incluem a espiritualidade, particularmente na forma de meditação e oração, e também como tratamento adjuvante ou alternativo para, pelo menos, diminuir a ansiedade, aliviar preocupações, dar conforto e motivação, tanto a nível domiciliar quanto hospitalar.
“De uma maneira geral, as pessoas interpretam todos os acontecimentos de sua vida sob uma visão espiritual e conhecer e respeitar esta interpretação é de grande ajuda para o doente e para o profissional que o assiste”, acredita Islan Nascimento, otorrinolaringologista.
Para o médico, que também é presidente da Associação Médico-Espírita da Paraíba (AME-PB), assistir espiritualmente bem ao paciente é de grande contribuição para sua recuperação. “O paciente que está espiritualmente bem, é menos sujeito a depressão e a dor, coopera com o tratamento e tem mais ânimo”, atesta.
JORNADA NA CAPITAL
Com a proposta de divulgar a prática espiritual na medicina e analisar os benefícios, a AME-PB realizará a 1ª Jornada Médico-Espírita da Paraíba, nos dias 23 e 24 deste mês, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, na Capital.
Durante os dois dias do evento, profissionais renomados abordarão assuntos polêmicos e de grande interesse da sociedade. Entre eles, “Eutanásia”, “Células Tronco”, “Terminalidade da vida” e “Transplantes e órgãos”.
A jornada tem como público-alvo principal os profissionais da saúde, mas também é aberta à comunidade em geral. Para participar, os interessados devem comparecer ao consultório de Islan Nascimento, na Avenida Rui Barbosa, 203, Torre. As inscrições custam R$ 30 para profissionais e R$ 15 para estudantes e sociedade em geral.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9630-7195 ou pelo e-mail [email protected].
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, 23 de julho
20h: Solenidade de abertura
20h30: Palestra “Saúde e Espiritualidade”. Ministrante: Décio Iandoli (Ame-MS)
21h30: Sessão de Autógrafos dos Livros escritos por Décio Iandoli
Sábado, 24 de julho
9h: Palestra “Transplante de Órgãos - Aspectos Éticos e Espirituais”. Ministrante: Carlos Roberto (AME-PB)
10h: Coffee Break
10h30: Mesa Redonda “Bioética”.
Tema Central:
- Células Tronco – Décio Iandoli (AME-MS)
- Eutanásia, Distanásia e Ortotanásia na visão médica – Carlos Vital (Vice- presidente do CFM)
- Código de Ética Medica Abordagem Espírita – Ricardo Santos (AME-AL)
12h: Almoço
14h: Mesa Redonda “Saúde de Futuro” (contribuições da espiritualidade para uma nova medicina)
Tema Central:
- Experiência em um Hospital Psiquiátrico Espírita – Jorge Daher (AME-GO)
- Saúde – Uma Nova Proposta – Islan Nascimento (AME-PB)
- Psicossomática e Espiritualidade – Rossandro Klinjey (AMEC)
- O Homem Saudável – Carlos Roberto (AMEC)
16h: Coffee Break
16h30: Palestra de encerramento “Ser Médico, Ser Humano”. Ministrante: Décio Iandoli (AME-MS)