• Início
  • Notícias
  • Estudo de cooperado ajuda a identificar risco de infarto ou AVC

Notícias

Estudo de cooperado ajuda a identificar risco de infarto ou AVC

Publicada em 12/11/2012 às 07h

O cirurgião vascular Augusto Brasileiro (na foto, com a filha Ana Cecília) é médico cooperado da Unimed João Pessoa O cirurgião vascular Augusto Brasileiro (na foto, com a filha Ana Cecília) é médico cooperado da Unimed João Pessoa

Uma pesquisa realizada pelo cirurgião vascular Augusto Cezar Lacerda Brasileiro, médico cooperado da Unimed JP, ajuda a identificar, precocemente, pacientes com risco de infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O estudo, utilizado para obtenção do título de mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi realizado pelo médico no Hospital São Vicente de Paulo, em João Pessoa, entre maio e dezembro de 2011.

O cooperado identificou que existe uma relação entre dois exames: o índice tornozelo-braquial (ITB) e a medida do complexo médio-intimal (MCMI).

De acordo com a pesquisa, ao diagnosticar, por meio do ITB, doença no membro inferior, o paciente possui cerca de 50% de chance de apresentar uma alteração no outro exame: IMCMI. \"Imediatamente, a alteração nos dois exames aumenta o risco de infarto ou AVC\", explica o cirurgião vascular.

O estudo realizado pelo médico paraibano recebeu o prêmio de melhor trabalho no IX Encontro Norte-Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular, realizado em Porto de Galinhas-PE, entre os dias 18 e 20 de outubro.