Uma pesquisa encomendada pelo Programa Nacional de DST-Aids mostra que 10,3 milhões de brasileiros já tiveram sintomas de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O estudo também aponta que o brasileiro resiste em procurar médico nessas situações - e quando o faz, é mal orientado. Do grupo que procurou os médicos, só 30,2% foi orientado a fazer teste de HIV.
Combater o HIV/AIDS e outras doenças é o sexto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Na Paraíba, várias discussões serão realizadas com a finalidade de ajudar o Estado a cumprir essas metas, como o Seminário Estadual do Prêmio ODM Brasil, por exemplo, que será realizado na Capital, nesta sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro de Convenções Cidade Viva, no Bessa.
Participarão das discussões representantes da sociedade civil organizada, empresários, prefeitos e vereadores de todo o Estado. Quem tiver interesse em participar, basta comparecer ao Centro de Convenções Cidade Viva e se credenciar.
Durante o evento, haverá o lançamento, na Paraíba, da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil, criado em 2004 com a finalidade de incentivar e disseminar as melhores práticas que visam atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, oito metas que foram definidas durante reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, e devem ser alcançados até 2015 por 191 países, inclusive o Brasil.
A programação inclui, também, três oficinas para mostrar como concorrer ao prêmio, criado para sensibilizar e estimular prefeituras, governos estaduais, empresas e organizações sociais a implementar ações que contribuam para alcançar os ODM. No encerramento, será formado o núcleo estadual de disseminação dos Objetivos do Milênio.
O Seminário do Prêmio ODM Brasil está sendo organizado pelo governo federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e pelo Movimento Nós Podemos Paraíba, que integra mais de 20 empresas e instituições dos mais diversos ramos de atuação no Estado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será representado oficialmente pelo secretário Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wagner Caetano Alves de Oliveira. A abertura deverá contar, ainda, com a presença do governador da Paraíba, José Maranhão; e do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho.
PROGRAMAÇÃO
9h: Abertura do Seminário, com a presença de autoridades e lideranças da sociedade civil e do setor privado;
11h: Oficina do Prêmio ODM Brasil
14h: Oficina de Municipalização dos ODM
15h30: Oficina de Mobilização
17h: Fortalecimento do Núcleo Estadual Nós Podemos Paraíba para disseminação dos ODM