Discutir o diagnóstico e o tratamento do sarampo, doença viral que vem preocupando as autoridades da cidade, após a confirmação de treze casos. Essa é a finalidade da palestra “Sarampo: tratamento e diagnóstico diferencial com outras doenças exantemáticas”, que será realizada às 19h do próximo dia 21, no auditório do Hospital Unimed JP.
A apresentação, que será ministrada pela infectologista Ana Isabel Fernandes, tem como público-alvo estudantes e profissionais da área de saúde.
Para participar, os interessados devem ligar para o número da Coordenação de Capacitação Funcional (2106-0205) e confirmar presença. Mas é preciso se apressar, pois as vagas são limitadas.
A palestra faz parte das atividades da Coordenação de Educação Técnico-Científica, setor ligado à Secretaria de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano da Unimed JP.
TRANSMISSÃO DA DOENÇA
O sarampo é uma doença viral, transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Ela é considerada uma doença exantemática, por apresentar manifestações cutâneas durante o quadro clínico.
Seu período de incubação (tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas) é de até 18 dias. A transmissão ocorre seis dias antes e quatro dias depois do aparecimento das manchas. A orientação é que toda pessoa que apresentar febre com manchas avermelhadas na pele, acompanhada de tosse, coriza ou conjuntivite, independente da idade e situação vacinal, deve procurar um serviço de saúde mais próximo para ser avaliado.