• Início
  • Notícias
  • Estudantes da Maurício de Nassau conhecem projetos do UniGente

Notícias

Estudantes da Maurício de Nassau conhecem projetos do UniGente

Publicada em 19/05/2008 às 10h53

Cerca de 70 estudantes de administração assistiram à palestra Cerca de 70 estudantes de administração assistiram à palestra

Responsabilidade social é a forma de conduzir os negócios das empresas de maneira que as torne parcerias e responsáveis pelo desenvolvimento social. Ou seja, é o comprometimento com o dia de amanhã. A declaração foi feita pelo presidente Aucélio Melo de Gusmão, que abordou o assunto durante o Ciclo de Palestras sobre Administração da Faculdade Maurício de Nassau, na noite da última sexta-feira (16).

Aucélio Gusmão iniciou a palestra “Responsabilidade Social e as Cooperativas” mostrando as primeiras iniciativas na área no Brasil, atuação das ordens religiosas, do estado, a política de caridade e o assistencialismo, que definiu como um processo amador e desestruturado, dependente de doação, simpatia e boa vontade. A partir de 1988, com a nova constituição, houve mudança na área. Nos anos 90, segundo o palestrante, surgiram novos conceitos, como o de empresa solidária, responsabilidade social empresarial e cidadania empresarial.

O presidente falou sobre os problemas causados pela desigualdade social, a fome, miséria, exclusão, o analfabetismo, entre outros. O trabalho voluntário foi apresentado como uma forma de diminuir essas desigualdades.

Ao final, os estudantes assistiram ao vídeo “Acessibilidade”, um dos projetos do instituto de responsabilidade social da Unimed JP, o Instituto UniGente. O presidente também destacou o engajamento do instituto na busca pela melhoria da qualidade de vida das comunidades mais carentes.

Para encerrar, Aucélio Gusmão leu o trecho da música “Vozes Secas”, de autoria de Luiz Gonzaga e Zé Dantas: “a esmola, seu doutor, para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”.

Cerca de 70 pessoas assistiram à palestra que, segundo o gerente da Unidade da Maurício de Nassau em João Pessoa, Walter Cortez, “foi uma verdadeira aula de administração ministrada por um médico”.