• Início
  • Notícias
  • Estudante de universidade americana será voluntária do UniGente

Notícias

Estudante de universidade americana será voluntária do UniGente

Publicada em 09/06/2008 às 15h

A estudante Gabriela Natter foi recepcionada pelo presidente da Unimed JP, Aucélio Gusmão. A estudante Gabriela Natter foi recepcionada pelo presidente da Unimed JP, Aucélio Gusmão.

Muitos amigos, uma casa confortável em San Diego, Estados Unidos, e aluna da terceira melhor universidade do mundo. Com apenas 20 anos, a futura estudante de Ciências Políticas da Universidade de Yale (EUA) decidiu deixar todo o conforto para trás e trabalhar voluntariamente no Brasil, mais especificamente no Instituto UniGente.

Durante dois meses, Gabriela Netter implantará nas comunidades São Rafael e Padre Hildo Bandeira, o projeto “United for sight”, desenvolvido por ela na universidade de origem, cujo objetivo é trabalhar ações de cura, correção e prevenção da cegueira.

A estudante realizará também um trabalho educativo com mães adolescentes, na Maternidade Cândida Vargas. A idéia é conscientizar as jovens para o uso de métodos contraceptivos.

As atividades fazem parte do “Bulldog Program” desenvolvido pela Universidade de Yale e pela ONG Emancipação, da Capital, em parceria com o Instituto UniGente. O projeto é pioneiro no Brasil e a sede do projeto é aqui em João Pessoa, graças ao relacionamento estreito entre a ONG pessoense e a universidade norte-americana.

Relacionado aos Objetivos do Milênio, o projeto busca a troca de experiência cultural através de atividades sociais. “Trabalhamos permanentemente para potencializar o desenvolvimento humano de João Pessoa”, explicou o presidente fundador da ONG Emancipação, Pedro Henrique da Costa.

Segundo a supervisora do Instituto UniGente, Núbia Gonçalves, a vinda de Gabriela estreitará a parceria entre o UniGente, a ONG Emancipação e a Universidade de Yale, firmada no fim de 2007, após a visita ao instituto do Diretor de carreira e de relações internacionais da Universidade de Yale, o doutor Philip Jones. “Se tudo der certo, estaremos enviando jovens graduados para trabalhar voluntariamente por lá”, informou Núbia.

Para Gabriela Natter, a experiência proporcionará crescimento pessoal e ajudará na elaboração de novos projetos. Ela, que é filha de brasileiros, poderia passar as férias em qualquer canto do mundo, mas escolheu o Brasil, mesmo arcando com 60% das despesas. “O País é lindo, mas ainda faltam iniciativas na área social para diminuir as diferenças sociais”, comentou.

A estudante chegou há cerca de 10 dias, mas só iniciará as atividades no decorrer desta semana. Na última sexta-feira, ela conheceu o Hospital Unimed e foi apresentada à mastologista e voluntária do UniGente, Débora Cavalcanti, à Tatiana Viana Fragoso Vieira e Gilca de Carvalho Gomes – membros do Conselho Fiscal do UniGente – e à diretora Institucional, Denise Medeiros Vieira Almeida.

Hoje pela manhã, Gabriela foi recepcionada pelo presidente Aucélio Gusmão, que afirmou: “espero que você aprenda bastante e que seja muito proveitosa a sua estadia”. Em breve, a estudante visitará o Hospital de Olhos da Paraíba, que tem à frente o oftalmologista e também conselheiro fiscal, Antônio de Medeiros Batista.