Uma casa repleta de materiais para ler é uma boa maneira de estimular as crianças a se tornarem entusiastas da leitura. O incentivo pode começar ainda nos primeiros meses de vida do bebê, embora ele não entenda tudo o que está sendo dito, ouvir histórias ajuda para que ela construa sua rede de vocábulos e também é um convite para o bebê olhar, apontar, tocar e responder a perguntas. Esses estímulos promovem o desenvolvimento social e as habilidades de pensamento.
Os pré-escolares costumam apreciar livros de rimas e com ensinamentos sobre o alfabeto. Já as crianças que estão nos primeiros anos da escola podem se interessar por ficção, não-ficção, poesia e dicionários. Por isso vale a pena ter em casa diferentes tipos de materiais de leitura voltados ao público infantil, como livros, revistas, livros em áudio, cartas de amigos e familiares, gibis, álbuns de recortes e caça-palavras. Abaixo elencamos três outras formas de despertar o interesse pela leitura.
DICAS
1) Crie um lugar especial de leitura
Conforme a criança for crescendo, mantenha livros e revistas apropriados para a idade em prateleiras de fácil alcance, mantenha-as organizadas e ensina a criança a fazer o mesmo. Outra boa estratégia é colocar uma cesta cheia de livros e revistas ao lado dos lugares favoritos onde a criança costuma sentar-se para brincar.
2) Mantenha o ambiente de leitura atraente
Certifique-se de que o espaço de leitura tem boa iluminação. Mude os materiais frequentemente - adicione livros, mude as revistas de posição, inclua materiais que tenham relação com os interesses da criança ou com o conteúdo estudado na escola. Decore o ambiente com trabalhos artísticos da criança.
3) Incentive a criação de materiais
Deixe disponíveis materiais como lápis, canetas de colorir, giz de cera, cola e folhas em branco para que a criança produza seus livros, cartas, cartazes e colagens. As crianças costumam gostar de ler coisas que eles próprios escreveram e compartilhar as criações com a família e amigos.
Com informações da Unimed do Brasil