• Início
  • Notícias
  • Estima-se que mais de três mil brasileiros têm câncer de pênis atualmente

Notícias

Estima-se que mais de três mil brasileiros têm câncer de pênis atualmente

Publicada em 14/07/2009 às 16h22

No dia 25, serão realizadas ações de prevenção no HU e no Laureano No dia 25, serão realizadas ações de prevenção no HU e no Laureano

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de mil brasileiros tiveram o pênis amputado, em 2005, nos hospitais da rede pública de saúde em virtude do diagnóstico de câncer em estágio avançado. Alguns também perderam a perna em consequência de metástases que atingiram os vasos femorais. Estima-se que hoje mais de três mil brasileiros tenham a doença.

O câncer de pênis é uma moléstia rara no mundo. Nos Estados Unidos e na Europa representa menos de 0,5% de todos os cânceres que atingem o homem. No Brasil, a porcentagem é de 2,1%, mas chega a 16% no Maranhão, onde supera os casos de câncer de próstata.

CAUSAS

A população masculina atingida é representada por pessoas excluídas do acesso à educação, à informação e à assistência médica. A falta de higiene é o principal fator para o desenvolvimento do câncer de pênis, que está associado à presença do prepúcio.

Quando não há higiene adequada da região sob o prepúcio, com o uso de água e sabonete, a secreção denominada smegma, que está presente naturalmente no seu interior, como um agente lubrificante, pode se transformar em um foco de infecção e evoluir para um câncer. Os homens circuncidados estão bem menos sujeitos à doença, tanto que Israel apresenta 0% de incidência desse tipo de câncer.

É comum encontrar antecedentes de doenças sexualmente transmissíveis como gonorréia e sífilis na história clínica dos pacientes de câncer de pênis, embora não exista evidência de uma relação de causalidade entre essas doenças.

CAMPANHA DE PREVENÇÃO

Com a finalidade de ressaltar a necessidade da boa higiene do órgão genital e de mostrar à população a importância de consultas periódicas ao urologista, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) iniciará no próximo dia 20 a 2ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pênis.

Durante uma semana, serão realizadas várias ações preventivas em todo o País. Em João Pessoa, as atividades serão realizadas no dia 25, no Hospital Universitário e no Hospital Napoleão Laureano. Neste dia, serão feitas 50 cirurgias de pospectomia (fimose), uma das medidas preventivas deste tipo de câncer.