• Início
  • Notícias
  • Estilo de vida saudável pode ajudar na prevenção ao diabetes

Notícias

Estilo de vida saudável pode ajudar na prevenção ao diabetes

Publicada em 21/11/2013 às 07h

Praticar atividade física e manter o peso sob controle pode reduzir risco de diabetes Praticar atividade física e manter o peso sob controle pode reduzir risco de diabetes

Novembro está azul para chamar atenção sobre a importância dos cuidados à saúde do homem e a necessidade de adoção de um estilo de vida saudável para a prevenção do diabetes.

Monumentos nacionais, depois de aderirem ao Outubro Rosa, agora estão iluminados azul. Em Brasília, o Congresso Nacional recebeu a iluminação. No Rio, o Cristo Redentor também está iluminado pela cor. Por lá, o Pão de Açúcar trocou de nome por um dia. Em 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, foi chamado de Pão sem Açúcar. E em João Pessoa, a Unimed iluminou de azul a sede, o Hospital e o Espaço Viver Melhor.A ação faz parte da campanha mundial que chama atenção para a necessidade da mudança de hábitos para se manter distante do diabetes.

O diabetes ocorre quando o corpo não produz insulina ou quando não consegue usar o hormônio adequadamente. Produzida no pâncreas, a insulina transporta a glicose para dentro das células e permite a sua transformação em energia para o funcionamento equilibrado do organismo. Quando não controlado, o aumento de glicose no sangue pode levar a danos nos vasos sanguíneos e nervos, cujas complicações podem ser a disfunção e falência de órgãos como rins, olhos e coração, além de amputações. O diabetes não tem cura, mas pode ser controlado.

HÁBITOS SAUDÁVEIS

Alimentação rica em gorduras e carboidratos, cigarro e sedentarismo são práticas que fazem parte da rotina de muitos brasileiros. As consequências vão muito além de quilinhos extras e bocejos durante o dia. A falta de cuidado com a saúde impacta diretamente nos fatores de risco para o aparecimento de doenças que podem ser evitadas, como o diabetes. Que tal rever seus hábitos e evitar incômodos e complicações?

-Faça exercícios físicos: Praticar atividade física e manter o peso dentro do limite saudável pode reduzir o risco de desenvolver diabetes. O ideal é dedicar de 30 a 60 minutos aos exercícios físicos todos os dias. Mas se não sobrou tempo, deixe o sedentarismo de lado e coloque o corpo em movimento levantando do sofá para trocar o canal da TV, indo até o colega em vez de mandar um e-mail e optando pelas escadas no lugar do elevador. Em

-Tenha uma alimentação saudável: A dieta rica em gorduras e colesterol aumenta o risco de desenvolver diabetes. Além disso, a ingestão de alimentos com esses ingredientes favorece o acúmulo de calorias, que é um prato cheio para a obesidade (outro fator de risco para o diabetes) e para o aparecimento de diversos problemas de saúde. Ter uma dieta saudável significa priorizar o consumo equilibrado dos grupos alimentares, moderar o consumo de sal, açúcar e gorduras e não se esquecer das fibras, que ajudam o intestino a entrar no ritmo e dão uma sensação de saciedade. Tão importante quanto comer bem é se alimentar de três em três horas. Dessa forma, você evita ataques de gula e não chega com muita fome às próximas refeições.

-Largue o cigarro: As alterações que o fumo provoca no corpo são graves, e para as pessoas com diabetes os riscos são ainda maiores. O cigarro afeta a contração dos vasos sanguíneos, que estimula a progressão das doenças cardiovasculares e pode potencializar as complicações do diabetes. Lembre-se que nunca é tarde demais para jogar o cigarro fora.

-Consulte o seu médico regularmente: As consultas periódicas ao seu médico rendem diagnósticos precoces e tratamentos bem-sucedidos. Assim como o diabetes, várias doenças se manifestam com sintomas diferentes em cada paciente. O olhar atento do profissional de confiança ajudará a decifrá-los com segurança.

Com informações da Unimed do Brasil