• Início
  • Notícias
  • Estilo de vida saudável contribui para manter colesterol sob controle

Notícias

Estilo de vida saudável contribui para manter colesterol sob controle

Publicada em 09/08/2012 às 14h23

Prática de atividades físicas é uma das formas de manter colesterol sob controle: vida saudável Prática de atividades físicas é uma das formas de manter colesterol sob controle: vida saudável

Popularmente, ele ficou conhecido como o inimigo do coração, vilão que pode provocar o acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto do miocárdio. Mas o colesterol é primordial para o bom funcionamento do corpo humano. Para conscientizar sobre a importância de as taxas estarem em harmonia, 8 de agosto foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

Presente em boa parte dos alimentos, o colesterol é um tipo de gordura (lipídeo) encontrado naturalmente no organismo humano. Conforme a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ele é componente estrutural das membranas celulares. Está no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestino e coração. Além disso, o colesterol é utilizado para a produção de hormônios, vitamina D e ácido biliar, que ajuda na digestão das gorduras.

Umas das formas de evitar problemas é manter um estilo de vida saudável. Pratique exercícios físicos de três a cinco vezes por semana, tenha um sono de qualidade, fique longe do cigarro e evite os alimentos gordurosos. Prefira leite e iogurte desnatados, queijo branco fresco, ricota, peixes, aves sem pele e substitua os alimentos que possuem farinha branca pela integral.

ALIMENTAÇÃO

De acordo com a SBEM, cerca de 70% do colesterol é produzido pelo organismo, no fígado. Os outros 30% são decorrentes da dieta alimentar. Frituras, carnes processadas (salame, linguiça, salsicha) e alimentos ricos em gordura, como bacon, toucinho, carne de frango com pele, torresmo, manteiga, creme de leite e nata têm uma quantidade relevante de colesterol.

Em excesso no organismo, o lipídeo pode se depositar nas paredes das artérias do coração e provocar dores no peito, infarto do miocárdio ou AVC, também conhecido como derrame. Há dois tipos de colesterol: o \"bom\", HDL, e o \"ruim\", o LDL, associado ao aparecimento das doenças cardíacas.

Por isso, preste atenção às taxas dos seus exames. Os números se referem à soma do HDL com o LDL. A adição é considerada boa quando está abaixo de 200; suspeita quando está entre 201 e 239; e elevada quando está acima de 240.

Fonte: Unimed do Brasil