• Início
  • Notícias
  • Espiritualidade beneficia interação de pacientes e profissionais da saúde

Notícias

Espiritualidade beneficia interação de pacientes e profissionais da saúde

Publicada em 19/07/2010 às 07h

A espiritualidade é reconhecida como um fator que contribui para a saúde de muitas pessoas. Seu conceito é encontrado em várias culturas e sociedades, e passa pela busca individual do sentido religioso através da crença em Deus, família, racionalismo, humanismo e artes. Todos estes fatores podem influenciar como pacientes e profissionais de saúde percebem o binômio saúde – doença e como eles interagem um com o outro, como já garantem algumas pesquisas.

“Além de demonstrarem que as pessoas mais espiritualizadas são mais felizes, pesquisas realizadas em várias universidades americanas vêm apontando que elas também têm maior facilidade em sair de processos depressivos, menos chance de se suicidarem, menor envolvimento com álcool, cigarro ou drogas, são menos ansiosas, não têm tantos medos e, as casadas, mais estabilidade e satisfação em seus relacionamentos”, explica o médico e presidente da Associação Médico-Espírita da Paraíba (AME-PB), Islan Nascimento.

Segundo ele, que abordou o assunto na Coluna Unimed Saúde desse domingo (18), o assunto vem ganhando cada vez mais espaço. Para se ter uma ideia, de 1980 a 1982 o tema foi pesquisado e publicado em 101 artigos de revistas indexadas. De 2003 a 2005, foram 1,8 mil. Desde 2000, foram quase três mil artigos. “A medicina é baseada em pesquisas. Há 20 anos, ninguém questionava o paciente sobre seu histórico sexual. O tema era visto como algo particular. Hoje, é procedimento-padrão. Daqui a 20 anos isso acontecerá com a espiritualidade”, acredita o presidente da AME-PB.

Para saber mais sobre os benefícios da união entre medicina e espiritualidade, basta conferir o artigo na Coluna Unimed Saúde, publicada no último domingo nos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba. Quem preferir, pode conferir o texto na versão digital da Coluna ou no espaço Consultório Médico, disponíveis aqui no Portal Unimed.

JORNADA NA CAPITAL

Com a proposta de divulgar a prática espiritual na medicina e analisar os benefícios, a AME-PB realizará a 1ª Jornada Médico-Espírita da Paraíba, sexta e sábado desta semana, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, na Capital.

Durante os dois dias do evento, profissionais renomados abordarão assuntos polêmicos e de grande interesse da sociedade. Entre eles, “Eutanásia”, “Células Tronco”, “Terminalidade da vida” e “Transplantes e órgãos”.

A jornada tem como público-alvo principal os profissionais da saúde, mas também é aberta à comunidade em geral. Para participar, os interessados devem comparecer ao consultório de Islan Nascimento, na Avenida Rui Barbosa, 203, Torre. As inscrições custam R$ 30 para profissionais e R$ 15 para estudantes e sociedade em geral.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9630-7195 ou pelo e-mail [email protected].

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 23 de julho

20h: Solenidade de abertura

20h30: Palestra “Saúde e Espiritualidade”. Ministrante: Décio Iandoli (Ame-MS)

21h30: Sessão de Autógrafos dos Livros escritos por Décio Iandoli

Sábado, 24 de julho

9h: Palestra “Transplante de Órgãos - Aspectos Éticos e Espirituais”. Ministrante: Carlos Roberto (AME-PB)

10h: Coffee Break

10h30: Mesa Redonda “Bioética”.

Tema Central:

- Células Tronco – Décio Iandoli (AME-MS)

- Eutanásia, Distanásia e Ortotanásia na visão médica – Carlos Vital (Vice- presidente do CFM)

- Código de Ética Medica Abordagem Espírita – Ricardo Santos (AME-AL)

12h: Almoço

14h: Mesa Redonda “Saúde de Futuro” (contribuições da espiritualidade para uma nova medicina)

Tema Central:

- Experiência em um Hospital Psiquiátrico Espírita – Jorge Daher (AME-GO)

- Saúde – Uma Nova Proposta – Islan Nascimento (AME-PB)

- Psicossomática e Espiritualidade – Rossandro Klinjey (AMEC)

- O Homem Saudável – Carlos Roberto (AMEC)

16h: Coffee Break

16h30: Palestra de encerramento “Ser Médico, Ser Humano”. Ministrante: Décio Iandoli (AME-MS)