• Início
  • Notícias
  • Espetáculo fala de amor e emociona público no Largo da Gameleira

Notícias

Espetáculo fala de amor e emociona público no Largo da Gameleira

Publicada em 07/12/2015 às 12h

Pessoenses e turistas lotam Largo da Gameleira para assistir Cantata Natal de Jesus Vida e Esperança Pessoenses e turistas lotam Largo da Gameleira para assistir Cantata Natal de Jesus Vida e Esperança

"Tudo que você precisa é de amor". Esse trecho de uma das músicas presentes no repertório pode traduzir a mensagem transmitida durante a Cantata Natal de Jesus, Vida e Esperança, apresentada sexta e sábado, às 19h, no Largo da Gameleira, em Tambaú. O espetáculo falou de amor do início ao fim. O amor cantado e representado, em grande parte, por crianças que vivem em comunidades carentes de João Pessoa.

A cantata atraiu um grande público, que lotou o local da apresentação e algumas pessoas tiveram que assistir do outro lado da rua. Em vários momentos os expectadores se emocionaram, cantaram e, ao final, aplaudiram de pé os jovens artistas.

Confira as fotos, clique aqui.

A apresentação, que este ano teve como tema "Uma Cantata de Amor", foi feita pelo Coral Jovem Unimed JP, um dos projetos de responsabilidade social da Cooperativa e por atores do Grupo Graxa de Teatro. Entre uma encenação e outra foram cantadas 14 músicas, de vários estilos, desde Música Popular Brasileira (MPB) a clássicos da música mundial.

Uma das partes que mais chamou atenção no espetáculo foi a cena que contou com a participação de três colaboradores da Unimed João Pessoa: Davi Avelino, Fabiana Fidelis e Wanini Emery. Juntamente com o ex-coralista Lucas Oliveira, eles cantaram a música "Se Bastasse uma Canção".

O presidente da Unimed João Pessoa, Alexandre Magno Pimentel, foi homenageado no último dia do espetáculo. Ele recebeu das mãos da maestrina do Coral Jovem Unimed JP e responsável pela direção geral do espetáculo, Socorro Estrela, um ramalhete pelo apoio e incentivo que dá ao grupo. "É com enorme satisfação que a Unimed JP abraça esse projeto dando apoio a crianças que nasceram em circunstâncias difíceis. A Cooperativa continuará com este programa que eu considero como um trabalho de promoção humano, no sentido de dar possibilidades para construir um futuro diferente na vida dessas crianças", enfatizou.

A cantata, em comemoração ao Natal,  foi realizada pela Unimed JP e contou com o patrocínio da Unimed João Pessoa Corretora de Seguros.

PÚBLICO ENCANTADO

A empresária Márcia Braga foi aos dois dias assistir a cantata. No primeiro dia, foi só com o esposo. No segundo, levou a filha e o neto. "É o segundo ano que venho. Acho fantástico esse espetáculo e já pedi a maestrina um DVD para eu passar na escola que tenho. É emocionante. As crianças encenam felizes, o grupo teatral é muito bem ensaiado. Um espetáculo lindo de se ver", enfatizou.

A jornalista Rosângela Marques foi uma das pessoas que se emocionou em vários momentos da cantata. "Achei lindo. O repertório muito bem escolhido, perfeito. E a encenação nem se fala, muito bem sincronizada", afirmou.

O coordenador de Responsabilidade Socioambiental da Unimed JP, Gilvan Araújo, afirmou que o espetáculo superou as expectativas. "Foi melhor do que no ano passado, porque as crianças estão mais soltas, mais desenvoltas. Esse é um projeto que muito me alegra, porque durante o ano essas crianças têm toda uma estrutura, acompanhamento psicológico inclusive, que mostra para elas que existe um mundo cheio de oportunidades", enfatizou.

Para o coordenador de Relacionamento com o Cliente, Tarcísio Campos, o espetáculo também superou as expectativas. "A cada ano que passa, o espetáculo fica mais bonito. Esse projeto é extremamente importante porque demonstra a preocupação da nossa Cooperativa em valorizar pessoas, na medida em que se investe em crianças e nos colaboradores", afirmou.

A ginecologista Cristiane Fechine, médica cooperada da Unimed JP, já foi programada para assistir a cantata e levou sua família. "Lindo. Fantástico. Todos os cooperados eram para vir assistir a um espetáculo belíssimo como esse para ter mais orgulho ainda da nossa cooperativa", disse.

ROTEIRO

O espetáculo contou o nascimento de Jesus Cristo a partir da história de Maria, personagem principal da cantata. A primeira cena do espetáculo foi uma oração às mulheres, cantada pelas meninas do Coral Jovem Unimed João Pessoa.

O roteiro da cantata foi escrito pelo dramaturgo Joht Cavalcanti, do grupo Graxa de Teatro, de João Pessoa, e teve a duração de uma hora. A direção cênica foi de Cely Farias e Kassandra Brandão, e a direção geral da Cantata, da maestrina Socorro Estrela, regente do Coral Jovem Unimed JP.

INCLUSÃO SOCIAL

O Coral Jovem Unimed JP é uma das iniciativas do setor de Responsabilidade Socioambiental da Unimed João Pessoa e existe desde 2007. São 56 crianças e adolescentes, entre 10 e 18 anos, que, além de aulas de música, recebem noções de responsabilidade e cidadania, participam de oficinas psicomotoras e são acompanhados por uma equipe da área de psicologia.

A ideia é, através da música, levar uma mensagem de paz e de otimismo ao mundo, além de contribuir para uma integração positiva desses jovens na sociedade.

MÚSICAS

Confira as músicas que os jovens do Coral Unimed João Pessoa cantaram durante a cantata:

• Gloria in Excelsis Deo - Ernest Mahle

• Ave Maria - Bach e Charles Gounoud - Solista: Winnie Carlton

• All You Need is Love - Paul McCartney e John Lennon - Arr.: Alan Bilingsley - Solistas: Vitória D. Lopes, Steyllon P.A. Leopoldino e Winnie Carlton

• Anunciação - Alceu Valença - Arr.: Socorro Estrela

• Ave Anjos Angeli - Jorge Ben Jor. - Arr.: Socorro Estrela

• Divano - Eric Lévi

• Se Bastasse uma Canção - Éros Ramazzoti/ Adelio Cogliati/ Pierangelo Cassan - Versão: Paulo Cezar Feital - Solistas: Lucas Oliveira, Davi Avelino, Fabiana Fidelis e Wanini Emery

• Para Não Ser Triste - Edson Borges - Arr.: Marum Alexander

• Paz pela Paz/ Amor Imenso - Nando Cordel - Arr.: Socorro Estrela

• Um Natal Brasileiro - Ivan Lins - Arr.: Socorro Estrela

• Jesus Menino - Geraldo Roca - Arr.: Socorro Estrela

• Natal Menino - Amaury Vieira - Arr.: Edu Fernandes

• Noite Feliz - Joseph Mohr e Franz Gruber

• Jesus Cristo - Roberto e Erasmo Carlos - Arr.: Socorro Estrela