• Início
  • Notícias
  • Especialistas vão orientar sobre prevenção de asma e de alergias

Notícias

Especialistas vão orientar sobre prevenção de asma e de alergias

Publicada em 05/05/2008 às 12h16

Especialistas vão orientar sobre prevenção de asma e de alergias

Diversas ações serão realizadas esta semana no Brasil para orientar a população sobre a prevenção e o tratamento de alergias e da asma. A iniciativa é da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai) e faz parte da programação do Dia Nacional de Prevenção à Alergia e do Dia Mundial de Combate à Asma, comemorados na próxima quarta-feira (7).

Na Grande João Pessoa, a Asbai-PB programou ações na Capital e em Cabedelo, de terça a sexta-feira (6 a 9). O alergista Raiff de Franca Vasconcelos, presidente da Asbai-PB, informou que as ações se concentrarão em unidades de saúde que atendem a casos de alergia, a exemplo do Hospital Infantil Arlinda Marques, do Cais de Jaguaribe (antigo Came) e do ambulatório do Hospital Universitário Lauro Wanderley.

De acordo com Raiff Vasconcelos, além de entregar panfletos com orientações para a população, especialistas credenciados à Asbai-PB esclarecerão dúvidas. As ações ocorrerão de manhã ou à tarde, de acordo com os plantões dos alergistas em cada uma das unidades de saúde, e em um local diferente a cada dia.

Nesta terça-feira (6) à tarde, por exemplo, a campanha será realizada no ambulatório do HU; na quarta-feira (7) pela manhã, no Hospital Infantil Arlinda Marques; e na quinta-feira (8) à tarde no Cais de Jaguaribe.

ESTATÍSTICAS

Não existem estatísticas específicas sobre asma e alergias na Paraíba. De acordo com os especialistas, o Estado segue os dados do Brasil, onde 10% das pessoas têm asma e, pelo menos, 30% da população sofrem com um tipo muito comum de alergia – a rinite alérgica. Os dados ainda mostram que 80% das pessoas que têm asma também sofrem de rinite alérgica.

Estes dois problemas de saúde têm caráter hereditário. Ou seja, uma criança com família alérgica apresenta maior probabilidade de desenvolver o problema. A orientação, portanto, é redobrar os cuidados para evitar as crises.

Além das respiratórias, também existem alergias que acometem a pele. Neste caso, elas se dividem em vários tipos, como urticária, dermatite atópica, dermatite de contato e aquelas provocadas pela picada de inseto.

Entre os fatores desencadeantes das principais alergias, estão os alérgenos (poeira, ácaros, mofo, polens, pelos de animais e baratas); irritantes (poluição, fumaça de cigarros, produtos com cheiros fortes como desinfetantes e perfumes); infecções (gripes, resfriados, sinusite e pneumonias); medicamentos (como o ácido acetilsalicílico); alimentos (leite, ovos, amendoim); mudanças de temperatura.

FIQUE ATENTO

Com alguns cuidados, os alérgicos podem ganhar mais qualidade de vida. Confira abaixo as orientações da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai):

- Mantenha a casa bem ventilada e limpa; utilize pano úmido, guarde roupas e objetos dentro dos armários, tornando a limpeza mais fácil e rápida;

- Evite estofados, cortinas, carpetes, bicho de pelúcia e cobertores de lã. Prefira edredons;

- Evite animais de pêlos ou penas dentro de casa. Se isto não for possível, lave o animal uma vez por semana;

- Não use produtos com cheiro forte, como removedores, lustra-móveis, desinfetantes, inseticidas, perfumes e sprays;

- Não fume e não permita que fumem dentro de casa;

- Combata a umidade excessiva e focos de mofo;

- Pratique esportes.