Publicada em 21/05/2005 às 08h
Especialistas de todo o país estarão em João Pessoa neste sábado, 21, para participar do I Simpósio Paraibano de Insuficiência Cardíaca, evento que vai discutir novas técnicas para o tratamento desse problema de saúde que atinge pelo menos 4 milhões de brasileiros. O Simpósio será realizado no auditório do Hotel Ouro Branco, a partir das 8h.
Um dos assuntos de destaque da programação científica é a eficácia do implante de células-tronco em pacientes que sofrem de cardiopatias. Este será o tema central da palestra do professor Gilson Soares Feitosa, da Bahia, que coordena uma pesquisa nacional sobre o assunto. A palestra dele está marcada para começar às 9h30.
A abertura oficial será às 8h. A primeira mesa redonda está marcada para às 8h30 e vai debater o "diagnóstico e o prognóstico da insuficiência cardíaca". O evento vai durar todo o dia e, segundo a comissão organizadora, os temas escolhidos vão possibilitar um aperfeiçoamento dos profissionais da Paraíba no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento da insuficiência cardíaca.
A realização é da Comissão de Residência Médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley, Disciplina de Cardiologia da UFPB, Hospital Unimed, Instituto de Clínica e Cirurgia do Coração e Sociedade Brasileira de Cardiologia - Regional Paraíba.