Publicada em 31/08/2005 às 10h44
A equipe do Hospital Unimed JP realizou mais um transplante de fígado, o 13º da Paraíba. O receptor foi M.G.S.G, de 53 anos, de São Paulo (SP), que sofria de cirrose hepática. O procedimento durou cerca de 11 horas, com início às 22 horas da terça-feira (30) e término às 9 horas desta quarta (31). O doador do órgão foi Leandro Pereira Viana, de 19 anos.
De acordo com o boletim médico divulgado por volta das 10 horas desta quarta, o paciente apresenta um quadro estável. Maiores detalhes sobre o estado de saúde, no entanto, só poderão ser concedidos após 12 horas do pós-operatório.
O Hospital Unimed JP é a única instituição do Estado autorizada pelo Ministério da Saúde a realizar transplante de fígado. A equipe, chefiada pelo cirurgião do aparelho digestivo Cássio Virgílio de Oliveira, realizou o primeiro procedimento no dia 8 de junho de 2004.
O Hospital também é o único credenciado para transplante de coração. De maio de 2004 até 20 de maio deste ano já foram realizados cinco. A equipe de transplante cardíaco tem à frente o cirurgião Maurílio Onofre Deininger.