No próximo dia 22, às 19h30, o presidente da Unimed JP e do Instituto UniGente, Aucélio Melo de Gusmão, será homenageado durante uma solenidade na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Na ocasião, ele receberá o troféu do Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2009, destaque Nordeste.
Várias autoridades nacionais estarão presentes. Entre elas, o secretário Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wagner Caetano; a coordenadora da Unidade de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Capacidades do PNUD, Gianna Sagazio; a oficial de Avaliação e Monitoramento do PNUD, Ana Rosa Soares; e a coordenadora Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Udenal.
Aucélio Gusmão foi considerado a referência em responsabilidade social no Estado, durante uma votação do Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2009, que ocorreu em outubro deste ano. Ele foi indicado à premiação pelo amplo trabalho social que desenvolve a frente da Unimed JP e do Instituto UniGente.
Da Paraíba, apenas João Pessoa concorreu ao prêmio. O presidente, que também é secretário-geral do Movimento Nós Podemos Paraíba, recebeu o maior número de votos em nosso Estado e na Região Nordeste.
Promovido pela rede de mobilização social Coep, o Prêmio Betinho chega este ano à segunda edição. Ele tem a finalidade de reconhecer as pessoas que se destacam na realização de projetos sociais em todo o País. Em 2008, a supervisora do Instituto UniGente, Núbia Gonçalves, foi a vencedora do Prêmio no Estado.
SOBRE O PRÊMIO
O Prêmio Betinho, cujo nome é uma homenagem ao sociólogo Herbert de Sousa, foi criado em 2008. Ele surgiu com a finalidade de reconhecer publicamente as pessoas com importantes contribuições para a transformação social.
Em vários municípios de todos os Estados brasileiros, foram indicadas três personalidades para que a população escolhesse, através de votação pela internet, aquela que merecia o prêmio.
Já na primeira edição foi conquistado pela Unimed João Pessoa. No ano passado, a vencedora foi a supervisora do Instituto UniGente e coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraíba, Núbia Gonçalves, que também ganhou o prêmio na Região.
Para saber mais sobre o esse prêmio, clique aqui.