Representantes das entidades que compareceram ao lançamento do Movimento Nós Podemos Paraíba, na última sexta-feira (31), elogiaram a iniciativa da Unimed JP e do Instituto UniGente. O trabalho tem o objetivo de cumprir os oito objetivos do milênio.
A oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), Ana Rosa Soares, disse que o Movimento desperta a sociedade para as questões sociais. “Essa é a oportunidade de chamar a atenção dos governos e sociedade civil para a responsabilidade social. A sociedade atua como protagonista na missão de alcançar os Oito Objetivos do Milênio”, avaliou.
O representante do Ministério Público da Paraíba, Hamilton Neves, também destacou a importância do Movimento. “O Ministério Público é uma instituição irmã de iniciativas como essas. E não poderia ser diferente. Tudo que diz respeito à responsabilidade social, à melhoria da qualidade de vida, ao combate à fome e às desigualdades, interessa ao Ministério Público. Temos certeza que iremos mudar nossa realidade com ações como estas”, declarou.
O presidente do Conselho Regional de Medicina, Dalvélio Madruga, afirmou que o “Nós Podemos Paraíba” tem o apoio da entidade que representa a classe médica. “Como médicos, lidamos com as questões sociais o tempo todo. E temos a obrigação de repartir o pão”, comentou.
O senador Roberto Cavalcanti avaliou que a iniciativa da Paraíba é exemplo para outros Estados. “Isso mostra que os paraibanos estão preocupados com as causas sociais. Não iremos resolver nossos problemas sozinhos, mas, unidos, nós podemos”, analisou fazendo o trocadilho com o nome do Movimento.
MOVIMENTO NÓS PODEMOS PARAÍBA
O Movimento Nós Podemos Paraíba tem a missão de incentivar ações que busquem cumprir os Oito Objetivos do Milênio, um conjunto de metas traçadas pela Organização das Nações Unidas que devem ser cumpridas até 2015 por 191 países, inclusive o Brasil. Para que o acordado se torne realidade, os países devem:
1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
2. Atingir o ensino básico universal
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento
ESTRUTURA
A estrutura do Nós Podemos Paraíba conta com núcleos espalhados por todo o Estado. Eles darão apoio técnico e logístico aos projetos e ações das organizações regionais e locais. Para isso, é importante a participação de mais organizações públicas e privadas no Movimento. Não há custos para a adesão. “[Para participar da iniciativa] Basta apenas vontade de ajudar o próximo e de mudar a realidade de milhares de paraibanos e assinar um termo de compromisso”, afirmou o presidente da Unimed JP e do UniGente, Aucélio Melo de Gusmão.
As empresas que desejaram obter mais informações sobre o Movimento Nós Podemos Paraíba devem ligar para o UniGente (2106-0711 e 2106-0712) ou enviar e-mail para [email protected].