Quando nos alimentamos, o nosso cérebro libera substâncias químicas de prazer, e por esse motivo, nos sentimos bem. O comer emocional, que é o hábito de usar a comida – especialmente as que são ricas em calorias, doces ou gordurosas – é uma fonte imediata de conforto. Ao comer pelo bem-estar, muitas pessoas acabam dependentes dessa sensação e a consequência poder ser o sobrepeso.
Segundo o psicólogo da Unimed João Pessoa, Aldir Pereira, quando se busca apenas recompensa emocional, passa-se não só a comer em maior quantidade, mas também a consumir substâncias com maior potencial de produzir dopamina, e que, na maioria dos casos, não são saudáveis.
“Se há frustração em alguma área da vida e não sabemos lidar com essa emoção, então, provavelmente iremos buscar em outras áreas. Compensar problemas emocionais com a alimentação é muito comum, pois proporciona uma certa segurança, alívio e prazer”, afirmou.
Essa relação entre a comida e a questão emocional será explorada durante a oficina “Sinto, logo como: sobrepeso e o fator emocional”, promovida pela Unimed João Pessoa no dia 22 deste mês, on line, das 15h às 16h.
INSCRIÇÕES
As inscrições estão abertas, são gratuitas e exclusivas para os colaboradores e clientes. Elas estão sendo no Portal Unimed JP (inscreva-se aqui). A oficina é voltada para clientes maiores de 18 anos, com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 27 e/ou circunferência abdominal acima de 94 cm, para homens, e 80 cm para mulheres.
Maior plano de saúde da Paraíba com uma carteira de mais de 160 mil clientes, a Unimed João Pessoa é pioneira em ações de promoção da saúde. A oficina é promovida pelo grupo Equilíbrio do Corpo, iniciativa do plano para orientar os clientes sobre como perder peso de forma saudável.
DICAS
Confira dicas sobre como lidar com as emoções e a alimentação:
- Identificar suas emoções;
- Substituir a comida por outras atividades prazerosas, como fazer uma atividade física, ou ler um livro, por exemplo;
- Evitar ter em casa alimentos com alto índice de açúcares, gorduras e sódio;
- Buscar ajuda.