• Início
  • Notícias
  • Entenda como a bioética contribui para a autonomia e bem-estar do paciente

Notícias

Entenda como a bioética contribui para a autonomia e bem-estar do paciente

Publicada em 05/12/2024 às 14h

Comissão de Bioética do Hospital Alberto Urquiza realizou um evento para comemorar os seis anos de implantação Comissão de Bioética do Hospital Alberto Urquiza realizou um evento para comemorar os seis anos de implantação

Células tronco, testes de novos medicamentos, eutanásia, cuidados paliativos. Certamente você já ouviu falar sobre um desses temas que estão presentes na comunidade médica e científica e também discutidos na sociedade, porque estão relacionados à ética e à moral. Para auxiliar as pessoas a compreender essas situações e tomar decisões existe a bioética médica e os comitês de bioética. Esse órgão realiza ações em prol da autonomia e bem-estar dos pacientes e acolhimento dos seus familiares, atuando para evitar ou sanar conflitos na assistência médico-hospitalar.

Informar aos pacientes, quando conscientes, ou aos seus familiares, sobre alternativas de tratamento, cuidados paliativos e auxiliá-los, de forma consultiva, a ter autonomia para decidir sobre a conduta mais adequada a respeito dos seus tratamentos estão entre as ações de um comitê de bioética hospitalar. Além disso, também é papel desse comitê oferecer apoio e acolhimento aos pacientes e seus familiares.

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley, referência em alta complexidade na rede própria da Unimed João Pessoa, implantou seu Comitê de Bioética médica em 2018, sendo um dos poucos hospitais da Paraíba a contar com esse órgão.

No último dia 28 de novembro foi realizado um evento para celebrar os seis anos de criação do Comitê da instituição. O órgão é formado por uma equipe multiprofissional: Mário Toscano (cardiologista), Eurípedes Mendonça (gastroenterologista), Socorro Adriano (pediatra), Vanessa da Costa (enfermeira), Luciana Madruga (gestora de Relacionamento e Experiência do Cliente), Fátima Lima (assistente social) e Alana Meireles (psicóloga). 

Durante o evento foram apresentadas as diretrizes elaboradas pelo comitê e a carta dos direitos e responsabilidades do paciente recebido no Hospital Alberto Urquiza. Houve ainda um momento de debate sobre a transfusão de sangue para pacientes que são da religião das Testemunhas de Jeová, com a participação de membros da igreja e também do comitê do Alberto Urquiza. Outro momento do evento abordou a comunicação de notícias difíceis aos familiares dos pacientes e ainda foi apresentada a carta de Direitos do Paciente do hospital.

Além disso, os participantes também relembraram a contribuição do Comitê de Bioética do Hospital da Unimed JP na colaboração do aprimoramento do Estatuto dos Direitos do Paciente, que é um projeto de Lei que está tramitando no Congresso Nacional.