Células tronco, testes de novos medicamentos, eutanásia, cuidados paliativos. Certamente você já ouviu falar sobre um desses temas que estão presentes na comunidade médica e científica e também discutidos na sociedade, porque estão relacionados à ética e à moral. Para auxiliar as pessoas a compreender essas situações e tomar decisões existe a bioética médica e os comitês de bioética. Esse órgão realiza ações em prol da autonomia e bem-estar dos pacientes e acolhimento dos seus familiares, atuando para evitar ou sanar conflitos na assistência médico-hospitalar.
Informar aos pacientes, quando conscientes, ou aos seus familiares, sobre alternativas de tratamento, cuidados paliativos e auxiliá-los, de forma consultiva, a ter autonomia para decidir sobre a conduta mais adequada a respeito dos seus tratamentos estão entre as ações de um comitê de bioética hospitalar. Além disso, também é papel desse comitê oferecer apoio e acolhimento aos pacientes e seus familiares.
O Hospital Alberto Urquiza Wanderley, referência em alta complexidade na rede própria da Unimed João Pessoa, implantou seu Comitê de Bioética médica em 2018, sendo um dos poucos hospitais da Paraíba a contar com esse órgão.
No último dia 28 de novembro foi realizado um evento para celebrar os seis anos de criação do Comitê da instituição. O órgão é formado por uma equipe multiprofissional: Mário Toscano (cardiologista), Eurípedes Mendonça (gastroenterologista), Socorro Adriano (pediatra), Vanessa da Costa (enfermeira), Luciana Madruga (gestora de Relacionamento e Experiência do Cliente), Fátima Lima (assistente social) e Alana Meireles (psicóloga).
Durante o evento foram apresentadas as diretrizes elaboradas pelo comitê e a carta dos direitos e responsabilidades do paciente recebido no Hospital Alberto Urquiza. Houve ainda um momento de debate sobre a transfusão de sangue para pacientes que são da religião das Testemunhas de Jeová, com a participação de membros da igreja e também do comitê do Alberto Urquiza. Outro momento do evento abordou a comunicação de notícias difíceis aos familiares dos pacientes e ainda foi apresentada a carta de Direitos do Paciente do hospital.
Além disso, os participantes também relembraram a contribuição do Comitê de Bioética do Hospital da Unimed JP na colaboração do aprimoramento do Estatuto dos Direitos do Paciente, que é um projeto de Lei que está tramitando no Congresso Nacional.