Notícias

Enquete aponta que maioria das pessoas dorme 6 horas por dia

Publicada em 01/10/2014 às 14h

Dormir bem é essencial para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade Dormir bem é essencial para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade

A maioria das pessoas dorme cerca de seis horas por dia, segundo enquete realizada aqui no Portal Unimed João Pessoa. Das 302 pessoas que participaram, 154 pessoas afirmaram que dormem até 6 horas; 75 dormem 8 horas; 43 acima de 8 horas; e 30 pessoas marcaram que dormem quatro horas por dias. A enquete ficou na página principal do Portal de 1º de agosto a 30 de setembro.

O sono é um dos itens fundamentais para a manutenção da saúde e bem-estar. Uma noite mal dormida pode causar cansaço, mau-humor, perda de produtividade, entre outros problemas.

Segundo especialistas, boa parte das queixas relacionadas ao sono podem estar associadas a hábitos inadequados. Algumas mudanças positivas podem auxiliá-lo a melhorar a qualidade do sono.

Caso você já tenha realizado as mudanças abaixo e mesmo assim seu sono permanece intranquilo, procure um médico para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para o seu caso.

DICAS:

Confira algumas estratégias para conquistar o descanso que você merece:

- Rotina: escolha um horário fixo para dormir e acordar, busca segui-lo todos os dias. Procure não extrapolar muito o horário nos finais de semana.

- Exercite - se: se possível, faça pelo menos 30 minutos de exercícios diários. Encerre- os entre duas a três horas antes da hora de dormir.

- Evite cafeína: o corpo pode levar até oito horas para livras-se dos efeitos da cafeína.

- Evite bebidas alcoólicas: embora a bebida alcoólica possa gerar sensação de "relaxamento", ela também torna os estágios se sonos mais leves, facilitando para que eles sejam interrompidos.

- Refeições: comer em grande quantidade à noite pode causar indigestão, interferindo em um sono tranquilo. Faça lanches mais leves ou ingira uma ingira uma porção menor de comida.

- Banho: tome banho quente antes de se deitar, auxilia a gerar sensação de sonolência e relaxamento.

- Ambiente: certifique - se de que tudo está em ordem para que seu sono não seja interrompido - luzes estão apagadas, cortinas fechas, etc..

- Música: coloque música relaxante em um volume baixo, ou então ruídos que lembrem água de chuva, barulho do mar, etc.

- Leitura: dar espaço à leitura antes de dormir pode ser bem eficaz para desligar-se temporariamente da realidade e ter um sono tranquilo.

Com informações da Unimed do Brasil