O processo de Acreditação Hospitalar, certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), propõe a participação voluntária das instituições envolvidas com a saúde, estimulando-as a um comportamento saudável de procura da melhoria contínua da qualidade.
Segundo a anestesiologista e membro do Colégio Nacional de Auditores Médicos do Sistema Unimed, Renata Gonçalves de Faria, que ministrou uma palestra sobre o assunto no último sábado (13), no Hotel Ouro Branco, quanto mais engajamento houver, mais padronização existirá nas ações e, consequentemente, mais segurança sentirá o cliente na hora que procurar o serviço.
“O sistema de certificação visa verificar e reconhecer a verdadeira implantação de métodos de gestão focados na melhoria da qualidade da assistência aos pacientes e aos usuários dos serviços de saúde. Mas, para que isso seja feito da melhor maneira possível, é primordial que haja a padronização das medidas e isso só pode ser feito com a participação de todos”, complementou Renata Gonçalves.
Essas dicas também valem para o Hospital Unimed JP, que desde agosto do ano passado vem implementando uma série de mudanças visando à obtenção da certificação ONA. “Todo esse processo está tendo êxito graças à ajuda dos gerentes e coordenadores, que estão repassando as medidas para os colaboradores de maneira excelente”, comentou a gerente de Enfermagem Ozenilda Lima de Sousa.
Segundo o anestesiologista e acupunturista Francisco Carlos de Sousa, o processo exige da cooperativa uma certa dedicação e, para isso, além dos colaboradores, deve haver um convencimento de todos os médicos cooperados, “Para que esse processo se dê em um nível de qualidade total, é preciso que todos vistam a camisa da Unimed JP, inclusive os cooperados”, enfatizou.
“Com a implantação do sistema, a longo prazo, o Hospital ganhará o respeito dos clientes e dos próprios profissionais de saúde e servirá de exemplo para outras instituições”, complementou a ginecologista e obstetra Maria das Neves Bezerra.
A certificação de Acreditação Hospitalar promove um processo permanente de avaliação nos serviços de saúde, exigindo o aprimoramento contínuo para garantir a qualidade na assistência aos pacientes. É um processo educacional que introduz a cultura da Qualidade e, ao mesmo tempo, um processo de avaliação que atesta o grau alcançado pelo Hospital.