Obesidade é algo além da estética, é uma epidemia mundial. A declaração é do endocrinologista Ednardo Parente, que ministrou a palestra “Obesidade: uma epidemia”, primeira do 7º Encontro sobre Saúde da Unimed JP, que será realizado no auditório do Shopping Sebrae até as 13h.
De maneira descontraída e provocando muitas risadas entre os participantes, Ednardo Parente mostrou que a obesidade é fator de risco para várias doenças, como diabetes mellitus, hipertensão arterial, infarto do miocárdio, derrame cerebral, tromboses, problemas ortopédicos e dermatológicos e diversos tipos de câncer. “A manutenção da obesidade ou o seu agravamento faz com que o indivíduo se torne cada vez mais suscetível a doenças graves e morte precoce”, alertou.
Segundo ele, a obesidade é considerada uma doença crônica que compromete a qualidade de vida do indivíduo e que deve ser tratada. “Mudanças no estilo de vida e no comportamento alimentar são essenciais no tratamento da obesidade”, complementou.
Para finalizar, ele citou a cirurgia bariátrica, indicada às pessoas com obesidade mórbida. “Mas o ideal mesmo é que todos procurem emagrecer e adotar um estilo de vida cada vez mais saudável”.
Agora, os participantes assistirão à palestra “Obesidade: uma questão de peso”, que será ministrada pela psicóloga Lara Guerra e que abordará as influências das emoções para o funcionamento do organismo.