Publicada em 28/03/2005 às 09h17
As mudanças na lista de espera por transplantes serão discutidas nesta quarta-feira (30), no Hospital Unimed JP, durante o 1º Encontro de Cirurgiões Transplantadores de Fígado do Nordeste. Cerca de 50 participantes de toda a Região - entre eles, aproximadamente, 20 médicos - estão sendo esperados no evento, que começa às 8h e se estende até as 17h.
Aprovadas pelo Ministério da Saúde, as mudanças na lista de espera ainda não têm data definida para entrar em prática. A principal alteração diz respeito aos critérios utilizados para distribuição dos órgãos entre as pessoas que aguardam o procedimento.
O cirurgião Cássio Virgílio C. de Albuquerque, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Unimed JP e organizador do evento, explicou que, atualmente, prevalece a ordem de inscrição. Com o novo modelo, será priorizado o critério de gravidade, como ocorre nos Estados Unidos, maior centro de transplantes do mundo. Ou seja, terão prioridade os pacientes em estado de saúde mais crítico.
Cássio Virgílio explicou que todos os participantes do encontro já têm o conhecimento teórico das mudanças. A diferença é que, no evento, eles verão como funcionam na prática, tomando como exemplo a experiência americana. Para falar sobre o assunto foi convidada uma das cinco autoridades mais importantes do mundo na área de transplantes - o médico paulista Paulo Artur Fontes, diretor do maior centro transplantador de fígado doa Estados Unidos, que fica localizado na cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia.
Liga Nordestina
Durante o encontro também será discutida a criação da Liga Nordestina de Transplantes de Fígado. "A Liga vai brigar, de forma conjunta, por melhorias nos transplantes no Nordeste", declarou Cássio Virgílio. Ele também ressaltou que dentro da proposta está a criação de um grupo permanente de estudo e integração dos transplantadores nordestinos.