• Início
  • Notícias
  • Encontro da Unimed JP possibilita conhecimento sobre saúde da mulher

Notícias

Encontro da Unimed JP possibilita conhecimento sobre saúde da mulher

Publicada em 16/08/2010 às 09h43

Cerca de 200 pessoas participaram sábado do encontro no Shopping Sebrae Cerca de 200 pessoas participaram sábado do encontro no Shopping Sebrae

Vários aspectos sobre a saúde da mulher foram discutidos no último sábado (14) em um encontro promovido pela Unimed JP, no auditório do Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados. 

O evento contou com cerca de duzentos participantes, clientes e não clientes da Cooperativa, que puderam esclarecer dúvidas com ginecologista, mastologista, psicóloga e nutricionista.

O presidente da Unimed JP, Aucélio Gusmão; o secretário de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano da Unimed JP, André Pacelli; e o coordenador de Promoção da Saúde participaram da abertura do 12º Encontro sobre Saúde da Mulher.

Aucélio Gusmão explicou que uma das preocupações da Unimed JP é com a prevenção de doenças e promoção da saúde para que as pessoas tenham uma vida melhor. “Às vezes algo indesejável acontece por falta de informação. É o que a Unimed JP não quer e por isso que realizamos esses encontros”, explicou.

Para André Pacceli, o encontro é uma oportunidade importante para esclarecer dúvidas com profissionais de diversas áreas.

“Através da informação é que trabalhamos a Promoção da Saúde na Unimed JP”, explicou Garibaldi Muniz.

O 12º Encontro sobre Saúde da Mulher teve como tema “Saúde da Mulher. Eu me amo. Eu me cuido”.

ALONGAMENTO

Antes de iniciar as palestras, os participantes foram convidados a fazer exercícios de relaxamento e, em seguida, alongamento. A educadora física, Jaqueline Palmeira, da Empresa Qualivida, foi quem coordenou os exercícios.

Em seguida, a médica e facilitadora de grupo, Ercília Nunes, fez o acolhimento ao grupo falando sobre a importância da mulher. “A mulher é quem banha a humanidade”, disse.

REPOSIÇÃO HORMONAL

A primeira palestra foi ministrada pela ginecologista e obstetra, Tatiana Fragoso. Ela abordou o assunto reposição hormonal. Tatiana Fragoso explicou todas as fases da vida da mulher- infância, pré-adolescência, adolescência, fase adulta, peri-menopausa, menopausa e pós- menopausa.

A médica disse que os hormônios são substâncias produzidas por glândulas que atuam na corrente sanguínea e que vão atuar no desenvolvimento dos caracteres secundários sexuais da mulher. Segundo ela, por vezes, quando o organismo para de produzir é necessário o tratamento com reposição hormonal. 

CÂNCER DE MAMA

A mastologista Débora Cavalcanti foi a segunda palestrante do encontro. A médica explicou a função da mama, a importância do órgão na sexualidade feminina e na lactação.

Débora Cavalcanti fez uma alerta sobre a importância do uso correto do sutiã e explicou o que é mastite, eczemas, cistos e tumores.

DEPRESSÃO

A psicóloga Lara Guerra abordou o assunto depressão. Ela falou sobre os mitos que envolvem o problema e explicou qual a definição da doença. “A depressão é uma doença que já é catalogada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pode ser definida resumidamente como uma tristeza em proporções elevadas que impede a pessoa de manter o estilo de vida do cotidiano”, afirmou.

A proporção de pessoas diagnosticadas com a patologia vem crescendo a cada ano como mostram os dados estatístico. "A depressão ocorre em todas as idades com incidência de 6% da população mundial, além disso, 20% da população vão ter ao menos um episódio depressivo ao longo da vida", disse. Segundo Lara, as causas podem ser divididas em genéticas, psicológicas e ambientais. A psicóloga falou sobre sintomas e tratamento.

ALIMENTAÇÃO

A alimentação saudável nas diversas fases da vida da mulher foi o tema da apresentação da nutricionista Regina Monteira. A abordagem envolveu aspectos que devem ser levados em conta na hora de decidir o cardápio, como comprar os alimentos, como fazer preparações de forma mais saudável. 

A nutricionista falou sobre a importância do consumo de alimentos ricos em fibras e dos alimentos funcionais, que têm propriedades que ajudam a proteger o organismo de doenças, como o câncer. A leitura dos rótulos dos alimentos e a importância de observar o teor de sódio (sal) dos alimentos industrializados e o estímulo ao consumo de ervas, limão e azeite para temperar saladas foram assuntos abordados.