Os distúrbios emocionais e o estresse são considerados por muitos profissionais de saúde como algumas das principais causas da obesidade. Padrões anormais de alimentação, a exemplo da ingestão exagerada de comida e a síndrome da alimentação noturna, contribuem para o aparecimento da doença cada vez mais precoce em algumas pessoas.
Além disso, o preconceito e a discriminação excessiva contra as pessoas com excesso de peso acabam prejudicando o convívio social, a melhoria da auto-estima e próprio tratamento da obesidade, principalmente entre os jovens.
O fator psicológico e emocional causado na pessoa com obesidade estará entre os temas das palestras do 15º Encontro sobre Saúde da Unimed João Pessoa. O evento acontecerá no próximo sábado (8), das 8h às 12h, no auditório do Hospital da Cooperativa. O tema central do encontro é “Obesidade: da Prevenção ao Tratamento”.
PÚBLICO-ALVO
O 15º Encontro sobre Saúde tem como público-alvo os médicos cooperados e os funcionários da Unimed João Pessoa.
As inscrições podem ser feitas no Portal Unimed JP (Clique aqui para se inscrever). A organização é da Unimed JP, através da Coordenação de Promoção da Saúde. Mais informações sobre o evento através do telefone 2106-0714.
PROGRAMAÇÃO
A programação pedagógica do evento será aberta com a palestra “Obesidade: uma epidemia fora do controle”, do endocrinologista Ednardo Parente. Em seguida, a psicóloga Lara Guerra, abordará em sua apresentação o tema “Obesidade e emoções: uma questão de peso”.
A nutricionista Regina Monteiro conduzirá a última palestra do encontro. O tema da apresentação será “Obesidade: quando as escolhas pesam”. A programação do evento ainda contará com a realização de atividades educacionais, físicas, posturais e dinâmicas de grupo.
EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA
Os participantes do 15º Encontro sobre Saúde ficarão aptos a fazer parte do Grupo de Educação Terapêutica (GET) que a Coordenação de Promoção da Saúde pretende iniciar sobre o tratamento da obesidade. O novo GET visa repetir o trabalho já consolidado pela Unimed JP com pacientes portadores de diabetes.
O objetivo do grupo é melhorar a qualidade de vida do pacientes obesos, através do ensinamento de alguns procedimentos que proporcionem um maior controle do problema.
Os participantes terão acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por psicóloga, endocrinologista, nutricionista e enfermeira, além de uma facilitadora, que participa de todas as atividades do GET.