• Início
  • Notícias
  • Empresas e instituições públicas assumem compromisso com a Paraíba

Notícias

Empresas e instituições públicas assumem compromisso com a Paraíba

Publicada em 17/09/2010 às 14h20

Mobilização contou com participação de representantes de diversas instituições Mobilização contou com participação de representantes de diversas instituições

Diversas empresas, órgãos públicos e organizações não-governamentais (Ongs) assumiram um compromisso importante para o desenvolvimento da Paraíba na manhã desta sexta-feira: o de contribuir para a diminuição da fome e da pobreza e para o alcance dos Objetivos do Milênio (ODM).

O termo de cooperação técnico estabelecido entre o Movimento Nós Podemos Paraíba- que tem como membros empresas, entidades públicas e Ongs- e o Ministério Público do Estado para viabilização de programas, projetos e atividades direcionas ao alcance dos ODM no Estado foi assinado em solenidade na Procuradoria Geral da Justiça.

A iniciativa teve como finalidade chamar atenção para a mobilização “Levante-se e faça a sua parte”, que está sendo realizada de hoje até domingo em todo o mundo.

A solenidade foi aberta com o coral do colégio Milênio do bairro São José. A mesa de abertura contou com a presença da supervisora do Instituto UniGente e coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraíba, Núbia Gonçalves; o subprocurador-geral do Ministério Público, Nelson Lemos; representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ângelo Vianna; coordenador do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Paraíba, Luiz Augusto Crispim Filho; representante da Secretaria de Segurança Pública do Estado, coronel Hamilton Cordeiro; representante do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), gerente Francisco Cavalcanti; reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Aldo Maciel; e representante do Centro Universitário de João Pessoa, Zezita Matos.

TODOS PELO DESENVOLVIMENTO

O subprocurador-geral do Ministério Público, Nelson Lemos, afirmou que é um dever de todos “levantar e fazer a sua parte por uma Paraíba com menos desigualdades sociais”.

Luiz Augusto Crispim disse que o conselho está comprometido em discutir, debater e levar soluções no que diz respeito À formulação de políticas públicas para o combate à pobreza. “Vestiremos a camisa do Movimento e não tiraremos mais”, disse.

Núbia Gonçalves explicou que naquele momento crianças e adultos de todo o mundo estavam também assumindo o compromisso para um mundo melhor e com menos desigualdes.

LEVANTE-SE

O “Levante-se e faça sua parte” é uma iniciativa da Campanha do Milênio da Organização das Nações Unidas (United Nations Millennium Campaign) e da Chamada Global pela Ação contra a Pobreza (Global Call to Action against Poverty - GCAP).

A mobilização é uma maneira de chamar atenção para as pessoas se empenharem na realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e para as questões que são importantes para suas comunidades ou organizações.

OBJETIVOS DO MILÊNIO

Os ODMs foram estabelecidos durante a Cúpula do Milênio, realizada em setembro de 2000 na sede da ONU, nos Estados Unidos, com a participação de 191 países. Eles servem de parâmetro para que cada pessoa faça algo na sua comunidade, doando-se um pouco mais em um projeto de solidariedade para ajudar a transformar a sociedade e melhorar a qualidade de vida de todos.

Apesar de o primeiro ODM ser acabar com a fome e a miséria, 50 mil pessoas morrem todo o dia como resultado da extrema pobreza e a distância entre ricos e pobres está cada vez maior. Confira, abaixo, quais são as metas:

1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome

2 - Atingir o ensino básico universal

3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

4 - Reduzir a mortalidade infantil

5 - Melhorar a saúde materna

6 - Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças

7 - Garantir a sustentabilidade ambiental

8 - Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento