Preservar os recursos naturais é defender o próprio bem-estar dos habitantes do planeta. Mas o ritmo acelerado de consumo que grande parte das pessoas adota não reflete atitudes conscientes.
Se cada um fizer a sua parte através de ações simples como desligar o computador quando não estiver usando ou só imprimir material que seja estritamente necessário, a Terra agradece. O comportamento sustentável não deixa de ser um jeito de cuidar das próximas gerações.
Portanto, sempre que for fazer alguma atividade, em casa ou no trabalho, pare um segundo e verifique se não esqueceu de fechar direito a torneira no banheiro ou apagar a lâmpada acesa. E você, colaborador, o que faz para preservar o meio ambiente? Lembre-se: pequenas atitudes fazem a diferença!
FIQUE ATENTO!
-O Banco Mundial estima que em 2050 sejam necessárias quase três Terras para dar conta das demandas do nosso estilo atual de vida.
-Se todos os brasileiros desligarem uma TV 1 hora por semana, a eletricidade economizada em 1 mês seria suficiente para abastecer o consumo de energia mensal das cidades de Votuporanga e Registro (SP), com seus quase 148 mil habitantes.
-A Terra tem pouca água doce disponível, apenas 2,5% do total de água existente e apenas 1% disponível na superfície. Se toda a água do planeta coubesse em uma garrafa de 1 litro, a água doce disponível equivaleria a pouco mais de uma gota.
-Em um trecho curto, troque o carro por uma caminhada e evite emissores de gases de efeito estufa equivalente às da produção de energia elétrica para uma residência por 41 anos
ATITUDES SIMPLES
- Aproveite ao máximo a iluminação natural e lembre-se de desligar as luzes ao sair do ambiente
- Nunca deixe portas e janelas abertas em ambientes refrigerados. Mantenha o filtro do ar do aparelho sempre limpo, para um funcionamento mais eficiente
- Use a impressora somente quando for inevitável. Além de economizar energia, essa ação ainda reduz o uso de papel e, consequentemente, a derrubada de árvores
- Opte pelas escadas ao invés de elevadores
- Evite abrir a porta da geladeira à toa, pois o ar quente entra e o motor do equipamento é obrigado a gastar mais energia para resfriá-la novamente
- Desligue o ar-condicionado e as lâmpadas em salas desocupadas
- Não guarde alimentos e recipientes quentes na geladeira, pois isso aumenta o consumo de energia.
- Coloque o computador em estado de espera se for usá-lo após um determinado tempo
Fonte: Instituto Akatu