A Paraíba receberá, pela primeira vez, a visita de um embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU). Jorge Chediek chegará a João Pessoa nesta quarta-feira (21) para participar de um seminário, na quinta, sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um conjunto de oito metas que devem ser cumpridas até 2015 por 191 países, a exemplo do Brasil, para diminuir a desigualdade social e melhorar a qualidade de vida em todo o mundo.
O embaixador Jorge Chediek, que é coordenador residente do Sistema ONU no Brasil e representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), virá acompanhado da representante residente adjunta do Pnud, Maristela Marques Baioni. Na Capital, eles receberão duas homenagens.
Na quarta-feira à noite, às 20 horas, na Gracejos Recepções, na Torre, a Unimed João Pessoa entregará comendas a Chediek e a Maristela Baioni em reconhecimento ao trabalho social que vêm desenvolvendo em todo o Brasil. A solenidade contará com a presença do secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Paulo Mauros. Entre os convidados estarão médicos, políticos, empresários e pessoas que desenvolvem trabalhos sociais na Paraíba.
Na quinta-feira (22) pela manhã, no auditório do Unipê, durante a programação do seminário estadual de lançamento do 4º Prêmio ODM Brasil, os representantes da ONU receberão a Medalha Cidade de João Pessoa, concedida pela Câmara Municipal. A propositura é do vereador Ubiratan Pereira de Oliveira - Bira (PSB).
O SEMINÁRIO
O seminário estadual de lançamento do 4º Prêmio ODM Brasil será realizado das 8h às 14h30 desta quinta-feira (22) no auditório do Unipê. O evento reunirá, além dos representantes da ONU e da Presidência da República, empresários, políticos, pessoas ligadas à sociedade civil organizada, entre outros participantes.
O evento está sendo realizado pelo governo federal, Pnud, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Movimento Nós Podemos Paraíba, que integra mais de 70 empresas e instituições dos mais diversos ramos de atuação no Estado, a exemplo da Unimed JP e do Instituto UniGente.
Durante o seminário, serão apresentados categorias e regulamento para participação no Prêmio ODM Brasil, criado para estimular práticas que contribuam para o Brasil alcançar os Objetivos do Milênio. As inscrições são gratuitas e terminam no dia 31 de outubro. A programação também prevê a entrega de certificados aos vencedores do 2º Prêmio Paraíba Abraça ODM, uma versão estadual da premiação nacional concedida aos paraibanos que contribuem para a transformação da sociedade, com foco nos Objetivos do Milênio.
A programação do seminário - que terá transmissão em tempo real pelo portal do Movimento Nós Podemos Paraíba (www.nospodemosparaiba.org.br) - inclui ainda a assinatura do Memorando de Entendimento do Pnud pelo governo da Paraíba e apresentação da estrutura e estratégias do Movimento Nós Podemos Paraíba e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
METAS DO MILÊNIO
Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, também conhecidos como 8 Jeitos de Mudar o Mundo, são metas socioeconômicas estipuladas em 2000, durante uma reunião entre 191 países membros da ONU, e que devem ser alcançadas até 2015. Veja, abaixo, quais são os oito ODM:
1º - Erradicar a extrema pobreza e a fome
2º - Atingir o ensino básico universal
3º - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4º - Reduzir a mortalidade infantil
5º - Melhorar a saúde materna
6º - Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7º - Garantir a sustentabilidade ambiental
8º - Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento