• Início
  • Notícias
  • Efeitos causados pela degradação do ambiente podem ser irreversíveis

Notícias

Efeitos causados pela degradação do ambiente podem ser irreversíveis

Publicada em 29/01/2009 às 15h16

Os números parecem representar riscos menores do que se previa, mas a falta de conhecimento sobre o assunto mascara as causas e algumas conseqüências que já afetam a vida de muitas pessoas. Segundo estudos, a Terra ficou 0,7°C mais quente nos últimos cem anos. Parece ser pouco, mas essa variação já é responsável pelo aumento das catástofres naturais em todo mundo.

Uma equipe de cientistas especializados em meio ambiente nos Estados Unidos fez um alerta de que muitos dos efeitos das mudanças climáticas podem ser irreversíveis. Em artigo publicado na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", os cientistas afirmam que as temperaturas na Terra podem se manter altas por até mil anos, mesmo se as emissões de gás carbônico fossem eliminadas hoje.

Segundo os pesquisadores, se o nível do gás na atmosfera continuar a subir, vai chover menos em áreas que já são secas no sul da Europa, na América do Norte e em partes da Ásia e da Austrália.

Eles também afirmam que, atualmente, os oceanos estão desacelerando o aquecimento global ao absorver calor, mas que em algum momento vão liberar este calor de volta à atmosfera.

AÇÕES DA UNIMED JP

Garantir a sustentabilidade ambiental é a sétima meta que a Organização das Nações Unidas e mais de 190 países pretendem atingir até 2015, e um dos objetivos da Unimed JP. Desde 2006, quando criou seu instituto de responsabilidade social, o UniGente, a Cooperativa vem promovendo ações em prol da preservação do acervo ambiental de João Pessoa, considerada a segunda cidade mais verde do mundo, intensificando e sistematizando melhor as suas medidas de mudanças nos padrões de consumo de bens e serviços.

Entre as ações estão o uso consciente de material de escritório e cartuchos de impressoras, que passaram a ser reciclados; maior cuidado para evitar o desperdício de água e de energia; e separação do lixo que pode ser reutilizado ou reciclado. Além disso, de acordo com a equipe do UniGente, a empresa instituiu como norma só contratar fornecedores com práticas de consumo saudável e respeito à natureza.

Outro projeto desenvolvido pela Cooperativa, através do seu instituto de responsabilidade social, tem como finalidade conscientizar a população para os prejuízos causados pelo uso das sacolas plásticas. O projeto, intitulado “Preserve a natureza, não use sacola de plástico”, conta com o apoio da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan) e do Ministério Público Estadual (MPE).

E não pára por aí. O Instituto também está à frente de um projeto que transforma materiais publicitários de eventos em bolsas. A iniciativa, inspirada no projeto “Nós podemos Paraná”, foi iniciada em 2008, após o 5º Seminário de Responsabilidade Social das Unimeds, realizado entre os dias 17 e 19 de setembro, na Capital. A idéia é, no futuro, criar a Ong “Nós Podemos Paraíba” e beneficiar moradores de comunidades próximas ao Hospital Unimed JP.

 

Os projetos desenvolvidos pelo Instituto UniGente estão detalhados em seu site. No local, é possível conhecer a missão, a visão, os projetos e publicações do instituto, além de notícias e fotos das ações permanentes, além da cartilha informativa “Consumo Consciente”, que remete à mensagem da importância da conscientização para a preservação do nosso patrimônio sócio-ambiental.