Se os médicos ou seus colaboradores tiverem alguma dúvida no preenchimento dos formulários do padrão de Troca de Informações em Saúde Suplementar (TISS) podem pedir ajuda à equipe do Departamento de Atendimento ao Cooperado. Incorreções, dados incompletos ou ainda troca na utilização dos formulários podem causar transtornos para os médicos, para a Unimed JP e, principalmente, para os clientes.
Segundo levantamento do Departamento de Atendimento ao Cooperado, um dos erros que vem sendo identificado com mais freqüência é a disponibilização de número de CPF ou de CNPJ no campo onde deve constar o código do cooperado ou da clínica na Unimed JP.
A confusão ocorre porque, na guia, existe a opção de CPF e CNPJ. O setor explica, no entanto, que a alternativa é dada porque os formulários são usados por qualquer operadora de plano de saúde do Brasil e muitas trabalham com CPF e CNPJ, o que não é o caso da Unimed JP.
A troca de formulários (a guia de autorização de exames, por exemplo, sendo usada para internação hospitalar ou vice-versa) também tem sido verificada com uma certa freqüência. Por isso, é importante ficar atento à finalidade de cada um. Quando há troca, os formulários não são aceitos, o que causa insatisfação para todas as partes, principalmente para os clientes.
Os formulários do padrão TISS passaram a ser adotados a partir de 31 de maio, em todo o Brasil, por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). As operadoras ou os prestadores que não cumprirem a exigência estão sujeitos a uma multa diária de R$ 5 mil.
Para esclarecer dúvidas, basta ligar para o Departamento de Atendimento ao Cooperado. Os telefones são 2106-0416 e 2106-0439.