A campanha “Dormir de barriga para cima é mais seguro”, lançada pela Pastoral da Criança, busca informar as pessoas sobre a importância de colocarem os bebês para dormirem com a barriga virada para cima. Com o apoio do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria, entre outros órgãos, a campanha tem o objetivo de reduzir o número de casos de morte súbita infantil. Dormir dessa maneira diminui em mais de 70% o risco de morte súbita, que é a principal causa de óbito de crianças com até um ano de idade em alguns países.
Muita gente pensa que, ao dormir de barriga para cima, o bebê pode se engasgar com o próprio vômito, por exemplo. Isso é um engano, porque se a criança dorme de barriga para cima e se afoga, sua tendência é tossir e, assim fica mais fácil de os pais acordarem e a socorrerem. Se ela estiver, no entanto, deitada de lado ou de bruços, ficará respirando o próprio ar que expira, sem reagir, o que é mais perigoso.
MORTE SÚBITA
A morte súbita infantil, também conhecida como morte do berço, é a morte repentina e sem explicação que acontece durante o sono em crianças com até um ano de idade. Ela ocorre com mais frequência durante os primeiros meses de vida do bebê e não tem uma causa conhecida. Há, porém, alguns fatores, além da posição de dormir, que podem aumentar os riscos de ocorrer morte súbita, como:
• Colchões ou travesseiros muito moles;
• Ter dentro do berço brinquedos ou outros objetos que possam dificultar a respiração do bebê e provocar sufocamento;
• O não aleitamento materno;
• Fumo durante a gravidez e contato do bebê após nascer com pessoas que estejam fumando;
• Deixar o bebê superaquecido, por isso, evite agasalhá-lo demais quando ele for dormir.
Evitando os fatores citados acima você estará protegendo a saúde de seu bebê de vários riscos. A posição de dormir deve ser sua preocupação até ele completar um ano de idade. Por isso, atenção: dormir de barriga para cima é mais seguro!
(Com informações da Agência de Notícias da Unimed Brasil)