Cerca de 30% da população mundial é afetada pela dor aguda ou crônica em algum momento da vida. No Brasil, o problema atinge, aproximadamente, 50 milhões de pessoas. O problema atingiu proporção tão grave que a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a considerar a dor uma emergência médica em todo o mundo.
As dores provocam grande impacto sócio-econômico através de licenças de saúde, aposentadorias precoces e litígios trabalhistas. Não existem levantamentos no Brasil, mas os Estados Unidos chegam a gastar por ano cerca de 150 bilhões de dólares em custos médicos para tratamento da dor.
O processamento da dor, sua avaliação e os diversos modelos de tratamento serão abordados em João Pessoa, no próximo dia 16 na jornada itinerante Sábado da Dor. Promovido pela Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED) e pela Sociedade de Anestesiologia do Estado da Paraíba (SAEPB), o evento trará para a Capital algumas das maiores autoridades na área da dor no Brasil. Entre elas, o presidente da SBED, Onofre Alves Neto (GO), o médico baiano Antônio Argolo Filho e a paulista Rioko Kimiko.
A jornada será realizada das 8h às 18h, no Hotel Tambaú, e tem como público-alvo todos os profissionais da saúde que atuam na área da dor. A programação prevê, entre outras abordagens, discussões de assuntos como enxaqueca, fibromialgia, dor óssea, lombalgia, papel da acupuntura e tratamento cirúrgico da dor.
Esta é a segunda vez que o Sábado da Dor, uma jornada itinerante realizada em todo o Brasil, vem a João Pessoa. A primeira, em 2003, foi um sucesso de público e os temas abordados tiveram grande repercussão na medicina paraibana. A expectativa do coordenador local da jornada e presidente da SAEPB, Gualter Ramalho, é repetir o êxito. Ele informou que inicialmente estavam previstos 200 participantes. O número de inscritos já é o dobro.
Por conta disso, as inscrições estão temporariamente suspensas, mas tudo indica que novas vagas serão reabertas na próxima semana. O evento conta com o apoio da Cooperativa dos Anestesiologistas da Paraíba (Coopanest-PB), da Unimed JP e da Unicred JP.