Ao final da reunião que consolidou a parceria entre Pastoral da Criança e o instituto de responsabilidade social da Unimed JP- UniGente-, o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, em entrevista, ressaltou a importância do trabalho de responsabilidade social desenvolvido pela Cooperativa. Segundo o Acerbispo, cada empresa precisa contribuir de alguma forma com a área social.
Na ocasião, Dom Aldo falou ainda sobre o trabalho que será desenvolvido nas comunidades próximas à Unimed JP (São Rafael e Padre Hildon) em parceria com o UniGente e as pastorais da Criança e do Idoso, a relevância de fomentar bons hábitos de alimentação em comunidades carentes, a capacitação dos voluntários, entre outros.
Abaixo, segue a entrevista, realizada na última segunda (21), com o Acerbispo da Paraíba.
Relevância do trabalho de Responsabilidade Social da Unimed JP
“Bonito o trabalho que a Unimed JP se dispõe a realizar. A empresa valoriza o trabalho voluntário, que é tão importante. È ele que assume, muitas vezes, as ações que os governos deveriam assumir, mas às vezes não fazem. Claro que não podemos minimizar a responsabilidade que os governos têm na sociedade. Mas, não devemos ter um posicionamento passivo, achando que é função do governo e pronto. Cada um precisa fazer a sua parte. Se cada pessoa e cada empresa, de alguma forma, se envolver em um trabalho de Responsabilidade Social na comunidade iria resolveria grandes problemas no país”.
Parceria UniGente e Pastoral da Criança
“Inicialmente, iremos realizar um trabalho de diagnóstico dos problemas da comunidade São Rafael. Um trabalho de parceria entre UniGente, Pastoral da Criança e Pastoral do Idoso. A partir do diagnóstico, poderemos traçar as atividades que serão desenvolvidas”.
Importância do trabalho voluntário
“È necessário valorizar a dimensão voluntária, capacitando os profissionais que desempenham essas atividades, reconhecendo essas pessoas, fazendo elas se sentirem úteis e profundamente dignificadas. A idéia é que esses voluntários transmitiam a experiência que têm para as comunidades menos favorecidas, convidando essas pessoas a se tornarem líderes nas comunidades, para que possam caminhar com as próprias pernas. Isso significa envolvê-las na construção do progresso da sua própria história. E isso casa com a filosofia pregada pelo instituto da Unimed JP”.
Alimentação X Nutrição
“Devemos desenvolver nas comunidades carentes uma consciência não só da alimentação, do “encher o bucho”, mas da necessidade de nutrição dessas pessoas. Para que elas desenvolvam boas maneiras de alimentação, e assim evitem algumas doenças. A Unimed JP, mais uma vez, é pioneira no sentido de educar a prevenir, atentes de remediar”.