Depressão, diabetes e obesidade. Além desses problemas, já tão conhecidos pela população mundial, uma outra doença, silenciosa e de tratamento difícil, vem sendo considerada pelos estudiosos o mal do novo milênio: a Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA). Caracterizada por um processo inflamatório crônico (persiste por muitos anos) do fígado, ocasionado por deposição de gordura, a doença chega a atingir 180 milhões de pessoas em todo o mundo.
“A DGHNA está associada com a síndrome metabólica, na qual se inclui glicose de jejum maior ou igual a 110 mg/dl, sobrepeso e/ou obesidade, hipertensão arterial e aumento de triglicerídeos e/ou colesterol”, explicou o gastroenterologista e cooperado da Unimed JP, Pedro Ferreira. O diagnóstico, segundo o médico, é feito através de exames laboratoriais, ultrassom e, quando necessário, pela biópsia do fígado.
Quanto ao tratamento, é preciso ter paciência. Ainda não há nenhuma terapia específica que tenha comprovado resultado eficiente para a doença. “No entanto, estudos mostram que a perda de peso gradual, dieta rica em frutas, legumes e verduras e exercícios físicos são importantes no acompanhamento desses pacientes”, complementou Pedro Ferreira.
Para saber mais sobre a esteatohepatite não alcoólica, basta conferir a Coluna Unimed Saúde do último domingo (5), publicada nos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba. O tema foi abordado pelo médico Pedro Ferreira na seção Consultório Médico.
Quem preferir pode conferir o artigo na versão on-line da Coluna, disponibilizada no Portal Unimed JP (clique aqui para ter acesso), ou na seção “Consultório Médico”, também no Portal Unimed JP, que pode ser acessado clicando aqui.
DISCUSSÃO EM JORNADA
As novidades no diagnóstico e tratamento da Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA) serão discutidas por médicos e estudantes, durante a Jornada de Atualização em Gastroenterologia. O evento será realizado sexta e sábado desta semana, no Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), no Centro da Capital.
Cerca de 150 pessoas devem comparecer à Jornada, que contará com especialistas da Paraíba, Bahia, Sergipe e São Paulo. Entre eles, Décio Chinzon, Alex Callado, Neogélia Almeida e Carlos Feitosa.
Na ocasião, eles discutirão as novidades no diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo, além das principais questões científicas, humanitárias, sociais e políticas que envolvem esta especialidade da medicina.
A Jornada de Atualização em Gastroenterologia é uma realização da Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição da Paraíba (SGNPB) e da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – Capítulo Paraíba (Sobed-PB). Ela conta também com a parceria da Unicred e da Unimed JP. Informações pelo telefone 2106-0900.
INSCRIÇÕES
Os interessados em participar da Jornada podem se inscrever gratuitamente na Clínica Endogastro (Av. Epitácio Pessoa, 3360) ou no Hospital Universitário Lauro Wanderley (procurar Amires). Mas é preciso se apressar, pois as vagas são limitadas.
PROGRAMAÇÃO
Confira, abaixo, a programação completa da Jornada de Atualização em Gastroenterologia:
Sexta-feira, 10 de dezembro
20h: Abertura
20h30 às 21h: Conferência 1 “Doença de Crohn – Estudo Sonic”
Presidente: Pedro Ferreira Filho (PB)
Debatedora: Neogélia Almeida (BA)
21h às 21h30: Conferência 2 “DRGE – Avanços no tratamento”
Presidente: José Eymard Filho (PB)
Debatedor: Décio Chinzon (SP)
21h30: Coquetel
Sábado, 11 de dezembro
8h30 às 8h50: Conferência “Esôfago de Barrett – tratamento”
Presidente: Gláucio Nóbrega (PB)
Debatedor: Décio Chinzon (SP)
8h50 às 9h50: Painel
Debatedores: Manoel Jaime (PB)
Felipe Almeida (PB)
“Neoadjuvância nos tumores da junção esofagogástrica” - Jean Fabrício (PB)
“Retocolite ulcerativa – manejo do paciente” – Neogélia Almeida (BA)
“Abordagem do nódulo hepático incidental” – Alex Callado (SE)
9h50 às 10h10: Confererência “Esteatohepatite não alcóolica”
Presidente: Pedro Duques (PB)
Debatedor: Alex Callado (SE)
10h10 às 10h30: Intervalo
10h30 às 11h30: Painel
Debatedores: Irigracin Basílio (PB)
José Luiz Maroja (PB)
“Avanços no câncer colorretal” – Igor Lemos (PB)
“H. Pylori – retratamento” – José Nonato Spineli (PB)
“Síndrome do Intestino Irritável” – Eurípedes Mendonça (PB)
11h30 às 11h50: Conferência “Cirurgia Bariátrica – manejo clínico do paciente operado”
Presidente: Carlos Feitosa (PB)
Debatedor: Luiz Antônio Fonseca (PB)
12h: Encerramento