Já pensou em aproveitar as comemorações de Natal e Ano Novo para praticar um ato de solidariedade e cidadania? Tradicionalmente, nos períodos de festas e feriados prolongados há uma redução de cerca de 30% do estoque de sangue. Então a doação de sangue será, sem dúvida, o melhor presente que os pacientes internados em uma instituição hospitalar podem receber.
O ato de doar sangue é voluntário e pode salvar vidas, já que não há nada que substitua o sangue humano para tratamento de saúde. Uma única doação pode beneficiar até três pessoas.
A doação de sangue não traz nenhum prejuízo para a saúde do doador, e é um procedimento simples e rápido. Além disso, a atitude humanitária tem vantagens na Paraíba. A Lei Estadual nº 7711, de 28 de dezembro de 2004, beneficia a pessoa que tiver doado sangue pelo menos três vezes com isenção da taxa de inscrição em concursos públicos estaduais. Mas, para isso é importante que as doações tenham sido feitas antes da publicação do edital do concurso.
Toda pessoa saudável com idade entre 16 e 68 anos e com mais de 50 quilos pode doar sangue. Só não pode doar quem teve hepatite após os 10 anos de idade, usuário de drogas ou portador de hepatite B, hepatite C ou HIV.
Para garantir a qualidade do sangue e a saúde de quem vai recebê-lo, são estabelecidas algumas condições básicas para o doador. É necessário que ele se sinta bem e com saúde, pese mais de 50 quilos e tenha entre 18 e 65 anos de idade. Ao chegar ao local de doação (veja abaixo), é exigida a apresentação de um documento com foto e que tenha validade nacional.
Além dessas condições básicas, é recomendável que as pessoas não doem sangue em jejum e que tenham dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior à doação. Também não podem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e nem fumado duas horas antes. Se a pessoa for doar até três horas depois do almoço ou do jantar, é aconselhável que os alimentos ingeridos sejam pobres em gorduras.
Tanto homens como mulheres podem ser doadores, mas existem algumas diferenças entre eles. No caso das mulheres, a doação pode ser feita a cada três meses, com um limite máximo de três doações ao ano. Já para os homens, o intervalo é menor: dois meses, mas eles devem respeitar um máximo de quatro vezes anuais.
Para doar sangue em João Pessoas, as pessoas devem se dirigir ao Hemocentro da Paraíba, que funciona na Avenida Pedro II, nº 1.119. Os telefones são: 3218-7610 / 3218-7698.
PASSO A PASSO
Veja abaixo como é simples e seguro doar sangue:
1° passo: O processo de doação leva aproximadamente meia hora. A doação em si dura apenas de 6 a 10 minutos;
2° passo: Preencha a ficha do doador. Você ficará cadastrado em nosso banco (Hemocentro ou Banco de Sangue São João);
3° passo: Verificação do peso, altura e temperatura corporal, além do exame de sangue rápido;
4° passo: Check-up médico. Um médico irá medir sua pressão e checar se você está apto a doar sangue. Não fique constrangido com algumas perguntas que fazem parte da rotina e que serão feitas. Suas respostas são extremamente importantes e confidenciais;
5° passo: Será oferecido um lanche antes da doação;
6° passo: A doação propriamente dita. Um profissional de saúde irá realizar a assepsia em seu braço e usar uma agulha descartável. Não há chance de contrair o vírus da Aids ou nenhuma outra doença infecciosa doando sangue;
7° passo: Após a doação, você deverá descansar uns 10 minutos. Esse tempo é super importante. Neste intervalo de tempo, você poderá fazer um lanche leve, fornecido gratuitamente.