Você sabia que as festas juninas são consideradas uma das datas mais críticas para o abastecimento e equilíbrio dos estoques de sangue nas agências transfusionais e bancos de sangue. O motivo é o crescimento do número de acidentes de trânsito e com fogos e emergências, além da diminuição significativa do número de doadores voluntários.
Na próxima sexta-feira (3) terá início o Maior São João do Mundo, em Campina Grande. E ai, está esperando para praticar a solidariedade? Antes de brincar o festejo faça a sua parte, doe sangue. Para ser doador, é preciso ter entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 kg, não estar tomando remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros, que garantam a qualidade do sangue.
A equipe da Agência Transfusional do Hospital Unimed JP está permanentemente empenhada em mostrar às pessoas a importância de doar sangue e, principalmente, os benefícios que este ato traz. O setor é parceiro do Hemocentro Paraíba na arrecadação de sangue.
O setor lembra que, apesar de todos os avanços da medicina, ainda não existe nada que substitua o sangue o humano nos tratamentos médicos. Portanto, muitas vidas podem depender apenas de uma atitude de cada pessoa saudável.
Em João Pessoa, a pessoa que tiver interesse em doar sangue deve se dirigir ao Hemocentro da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h. No local, deve apresentar um documento oficial e será submetido a uma triagem. Esse procedimento garantirá a qualidade do sangue e a saúde de quem vai recebê-lo.
MITOS
Lembre-se, doar sangue não faz mal à saúde. Não emagrece, não engorda, não afina e nem engrossa o sangue. Além disso, não altera a pressão arterial. A única certeza que o doador tem é que estará salvando vidas.
Alguns mitos costumam impedir as pessoas fazer a doação. Entre eles, está a menstruação. Algumas mulheres acham que pertencem ao sexo frágil e não podem doar sangue. Mas isso não é verdade. Especialistas afirmam que a mulher pode doar até mesmo no período menstrual, desde o fluxo sanguíneo esteja normal.